Vacinação contra Sarampo e Polio começa em novembro

10406983_878015108883773_7057554132137091177_n

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (30), o lançamento da Campanha de Vacinação Infantil contra os vírus da Poliomielite e Sarampo, que acontece no próximo sábado (8).

O Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no 1º dia da campanha (8/11), e no dia 22 de novembro, último dia. A expectativa é de 11 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro.

O lançamento da campanha será feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no Ceará, estado estrategicamente escolhido por conta do alto número de transmissão de sarampo importado de outros lugares, como também acontece em Pernambuco.

Ao todo, serão mais de 100 mil postos e 350 mil profissionais atuando na vacinação infantil.

O ministro da saúde enfatizou a importância da mobilização: “É uma possibilidade de contribuir e ao País e ao cenário internacional, no enfrentamento das duas doenças. O Brasil recebe muitos turistas, então é extremamente importante que doenças de transmissão fácil tenha uma arma da prevenção segura.”

Este é um ano especial para a saúde brasileira, pois são celebrados 35 anos de campanhas nacionais, sendo o Brasil um dos primeiros países do mundo a implantar a campanha contra poliomielite. “Estamos já há 25 anos sem casos de Poliomielite no Brasil’, comemora o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Poliomelite

Neste ano, serão distribuídas cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP). A vacinação terá como população-alvo crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos. Para crianças com mais de 6 meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável.

Jarbas Barbosa apontou a vantagem da vacina oral: “além de ser segura, produz imunidade intestinal, multiplica o vírus vacinal e produz proteção local. A criança vai expelindo nas fezes o vírus. A vacina produz uma imunidade de rebanho, pois vai sendo liberada no meio ambiente, o que também possibilitou a erradicação da poliomielite.”

Sarampo 

Diferente da poliomielite, o Sarampo ainda é muito presente no mundo inteiro. Há a presença do vírus na Europa, Ásia e África. No total, são 155 mil casos registados no mundo, o que abre espaço ao vírus importado, trazido e levado por viajantes.

O Sarampo é uma doença de grande contagiosidade, e por conta disso, é preciso apostar na Campanha de Seguimento, que é voltada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade.

O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral – que também protege contra rubéola e caxumba – são crianças de 1 a 5 anos incompletos. A estimativa é promover a vacinação de 10,9 milhões de crianças.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*