Vacina contra Poliomielite e Sarampo já se encontra disponível em Jucurutu/RN
Fotografia: Edilson Silva
Raquel Nóbrega, Coordenadora da Atenção Básica e Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Jucurutu informou na manhã desta terça – feira, 11 de Novembro que já se encontra disponível das unidades de saúde do município a vacina que tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil.
De acordo com ela crianças de seis meses até menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A campanha vai até o dia 28 de novembro.
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças. Cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP), vacina em gotas que será utilizada prioritariamente, serão distribuídas na rede pública de saúde em todo país.
Poliomielite
Em março de 1989 foi notificado o último isolamento no Brasil do poliovírus selvagem, responsável pela paralisia infantil, no município de Souza, na Paraíba. Considera-se que há risco de introdução do poliovírus selvagem no país, dada a possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos, dos que restabeleceram a transmissão, ou pela ocorrência de surtos devido à circulação do poliovírus derivado vacinal (PVDV) em áreas com baixas e heterogêneas coberturas com a vacina oral poliomielite.
Sarampo
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Os últimos casos de contágio de sarampo entre pessoas da mesma região no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de contaminação se eleva.
Por Edilson Silva – Contatos (84) 9629 7591 – e – mail – edilson104@hotmail.com