Saúde: Fonoaudióloga Dra. Emanuela Alves fala sobre efeitos dos gritos na torcida da copa

1010821_477645845651725_2083328566_n

O Blog do Edilson Silva destaca aqui uma importante dica para quem se preocupa com saúde e qualidade de vida.

A fonoaudióloga Dra. Emanuela Alves fala sobre os cuidados que o torcedor deve ter com a voz no momento da emoção.

Durante os jogos da Copa Mundial no Brasil, precisamos de cuidados específicos com a voz, já que a emoção de sermos brasileiros aliada aos gritos da torcida, podem nos trazer problemas futuros.

A voz é um som articulado, fisiologicamente, o ar que vem dos pulmões passa pelas pregas vocais que vibram e produz um som que é amplificado nas cavidades de ressonância e articulado com auxilio dos músculos que compõe a boca e a língua e, ainda, dos dentes. Essa voz reflete nossas emoções e é refletida por elas. Aspectos como ansiedade, estresse e fadiga, podem trazer impactos negativos a ela, como por exemplo, a rouquidão.

O esforço vocal excessivo produzido pelo abuso vocal, também pode causar danos que vão desde uma rouquidão ocasional a nódulos, pólipos, etc. Tal rouquidão persistindo por mais de 15 dias na ausência de sinais clinico patológicos, precisa ser investigada, como possibilidade do estabelecimento de um trauma pós abuso vocal. Em caso de dúvidas, procure um fonoaudiólogo ou otorrino.

Por Edilson Silva – Contatos – (84) 9629 7591

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*