Reunião com pastorais tratou de Maio – Mês Mariano na paróquia de Jucurutu

 

Com o objetivo de organizar os preparativos para Maio, Mês Mariano, o pároco de Jucurutu/RN, Pe. Carlos Eduardo de Lira, reuniu às 10h da manhã deste domingo, 23 de abril, equipes de pastorais.

 

Estiveram presentes membros da Congregação Mariana, Terço dos Homens e das Mulheres, Mães que oram pelos filhos e PASCOM – Pastoral da Comunicação.

 

Ao final do encontro ficou definido o 1º de Maio para realização da Missa do envio das equipes para missão, e abertura oficial do Mês dedicado a Nossa Senhora na paróquia, incluindo cidade e campo. Além disso na data serão entregues os livrinhos com roteiros das novenas.

 

SOBRE O MÊS MARIANO

 

Maio é o Mês Mariano, dedicado exclusivamente à Maria, a mãe de Jesus Cristo.

 

Ela que é muito amada pelos fiéis cristãos católicos por toda sua história e exemplo de mãe.

 

Todas as gerações me proclamarão Bem Aventurada! (Lc 1, 48).

 

Maria foi aquela que proclamou: “Todas as gerações me chamaram feliz, porque o Senhor fez em mim maravilhas”.

 

Maria foi bemaventurada, porque acolheu o projeto de Deus em sua vida.

 

É lembrada e homenageada durante todo o mês com missas, terços, oferta de flores e cânticos e também orações especiais.

 

As maiores datas dedicadas à Maria na tradição católica, no mês de maio, são: a Festa de Nossa Senhora de Fátima, celebrada no dia 13; e a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que acontece no dia 24. Diante destas datas de celebrações especiais, é preciso diferenciar cultos de adoração e culto de veneração. “A palavra ‘culto’ vem de cultivar, que por sua vez, quer dizer, desenvolver, ser instruído, cultivado, relação de respeito e veneração. Cultiva-se algo especial, como por exemplo, o louvor a Deus. Cultiva-se o carinho e a devoção para com os santos e santas. Podemos, então, cultivar nossa devoção à Maria sem, portanto, adorá-la.

 

À Maria, nossa veneração por tudo o que ela foi e por tudo o que ela é na história da salvação da humanidade. À Maria, nós devotamos, cultuamos o amor por ela. Não a adoramos, pois nossa verdadeira adoração é somente ao Deus eterno.

 

Maria é venerada no mundo todo, recebendo mais de seiscentos títulos, ou seja, nomes atribuídos a ela. É a mesma Maria, a Mãe de Jesus. A Mãe da Igreja e Mãe nossa. No Brasil, o mais conhecido é o título de Nossa Senhora Aparecida, seguido por Nossa Senhora da Graças, da Abadia, do Perpétuo Socorro e tantos outros. Maria, por isso, é fonte de inspiração”.

 

No Mês Mariano, reze e peça a intercessão da Virgem Maria em sua vida. Como verdadeira mãe, ela não desampara seus filhos!

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*