Prefeitura promove “Semana da Luta Antimanicomial” em Jucurutu

10986631_972252272806305_8256817827692688978_n
Prefeitura Municipal promove “Semana da Luta Antimanicomial” em Jucurutu

A Prefeitura de Jucurutu, sob a administração do prefeito George Queiroz, promove, através da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), de 25 a 29 de maio a “Semana da Luta Antimanicomial”. De acordo com Estela Garcia, psicóloga do CPAS de Jucurutu, “a luta antimanicomial é a luta contra os manicômios, que até a década de 80, era muito comum, pessoas não consideradas normais pela sociedade serem direcionados para manicômios, locais onde elas ficavam internadas e muitas vezes presas, enjauladas sem direito a se socializarem. E na década de 80, existiu um movimento em São Paulo, mas precisamente em Bauru, que nasceu em 18 de maio de 1987, pregando o fim dos manicômios. Daí é que começou a se pensar no CAPS, que veio a substituir o manicômio, passando a dar liberdade aos sujeitos que eram mantidos presos do convívio normal”.

Nesta segunda-feira (25), a equipe de profissionais do CAPS divulgou na Rádio Cidade FM, a programação dos eventos que ocorrerão até a próxima sexta-feira (29), pautados na “Semana da Luta Antimanicomial” em Jucurutu. “Temos que mostrar o trabalho do CAPS para quebrar com a palavra que eu acho feia, acho um palavrão, que é o preconceito, é aquela questão de você falar sobre algo que você não conhece. Então tornar visível o CAPS é mostrar a sociedade como ele é desenvolvido para quebrar com esse mal chamado preconceito. Chamamos toda a comunidade de Jucurutu a participar com a gente, vamos dar as mãos nessa luta antimanicomial”, disse Lidiane Oliveira, assistente social do CAPS.

Amanhã (26) acontece uma palestra com o tema “Saúde Mental”, a partir das 14h, na Casa das Famílias, com ministração do psiquiatra Fernando de Oliveira Cano. Na quarta-feira (27), durante a manhã e a tarde, na sede do CAPS, os usuários estarão produzindo trabalhos sob o tema “Reconstruindo Sua História”. Já na quinta-feira (28), também na sede do Centro de Atenção Psicossocial, a partir das 09h da manhã, trabalhadores de forma voluntária, irão prestar serviços de beleza aos usuários, no “Dia de Beleza”. Enquanto que na sexta-feira, dia 29, data de encerramento da programação, haverá exposição de trabalhos confeccionados pelos pacientes atendidos no CAPS e seus familiares, a partir das 08h, na Praça Januncio Afonso.

Com informações da ASSECOM – Assessoria de Comunicação da PMJ/Prefeitura Municipal de Jucurutu/RN

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*