Potiguar que tirou 1000 na redação do Enem sonha em ser médico: “Quero seguir os passos da minha mãe e do meu avô”

 

Em um ano tão atípico quanto 2020, o resultado do esforço foi recompensado. O potiguar Aécio Pinheiro Fernandes Filho, de 17 anos, foi um dos 28 estudantes do Brasil a atingir a nota 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota máxima, Aécio se diz muito grato com a conquista e planeja tentar o curso de Medicina.

 

“Foi muito difícil de acreditar. De 28 redações, jamais imaginei que a minha poderia ser uma delas. É inacreditável! Olhei várias vezes até me dar conta de que estava realmente tudo certo. Já falei com todos os meus amigos, com meus professores, agradeci a todo mundo. Está sendo incrível”, comemorou o jovem, em entrevista à TV Tropical.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2020 teve o menor número de notas máximas na redação desde 2013.  Dos mais de 2,7 milhões de candidatos, apenas 28 tiraram nota 1000 na redação. É quase a metade do total de notas máximas nessa disciplina do Enem de 2019, quando 53 estudantes obtiveram nota 1000.

 

Assim como os demais estudantes espalhados pelo país, Aécio precisou concluir o ensino médio em um contexto de pandemia. Praticamente todas as aulas foram ministradas no formato remoto e o esforço para manter o foco nos estudos precisou ser redobrado. “A gente abriu mão de muita coisa sempre para que ele fizesse o melhor possível. Não foi um ano fácil. Tem a questão de ser o último ano de ensino médio, que o conteúdo já é maior. Com a pandemia, as aulas foram praticamente todas online. Então foi muito tempo de tela e foi bem puxado mesmo”, comenta a mãe, Luciana Fernandes.

 

O pai de Aécio garantiu que todo o esforço da família valeu a pena. “Não fizemos conta de um centavo necessário. Sempre fizemos o nosso esforço e Deus nos iluminou. E nós chegamos à finalização dessa primeira fase de vida dele, que agora sai do ensino em colégio e parte para a universidade”, disse o pai, que também se chama Aécio Fernandes.

 

Agora, o jovem potiguar planeja os próximos passos de sua jornada. Ele deseja entrar no curso de Medicina. “Quero seguir os passos da minha mãe e também do meu avô paterno, que foi médico da região do Seridó”, comentou Aécio Filho. Com o resultado do Enem em mãos, os estudantes precisam agora se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021, que será aberto no dia 6 de abril, e concorrer às vagas nas universidades.

 

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*