Com ajuda dos fiéis, Pe. Carlos Eduardo inicia restauração da pintura externa da Matriz de Jucurutu

 

Já teve início desde 02 de maio de 2022, os trabalhos de restauração da pintura externa da Matriz de São Sebastião no município de Jucurutu/RN. Há tempos que o local mostra sinais de que precisa de uma reforma/restauração.

 

Alguns dos pontos mais visíveis destes problemas podem ser vistos na sua lateral externa, onde a tinta está se soltando, tem ainda demais fatores como a umidade em períodos chuvosos que contribuem para o agravamento da situação.

 

Inicialmente os serviços incluem raspagem, retirada das partes da pintura antiga que estão caindo, limpeza, restauração dos pontos críticos e lixamento. Em seguida será aplicada uma nova pintura revitalizando o espaço religioso. As melhorias da Matriz terá um significado muito especial para os devotos.

 

Padre Carlos Eduardo, pároco, ao lado dos fiéis católicos, jucurutuenses e amigos na capital estão realizando várias ações objetivando arrecadar fundos em prol desta força-tarefa.

 

É o restauro da única igreja matriz da cidade, veiculada à diocese de Caicó, um dos principais cartões de visita para os turistas e visitantes no município.

 

História da Matriz de São Sebastião de Jucurutu

 

Existe uma tese que defende que a construção da Capela de São Sebastião ocorreu no ano de 1862 e foi construída pelo fundador daquela cidade, Antônio Batista dos Santos, em cumprimento de uma promessa a São Sebastião, se voltasse vivo da revolução de Pinto Madeira.

 

Hoje a atual Igreja Matriz de São Sebastião foi construída no local da antiga capela. De acordo com o historiador Nanael Simão a capela da fazenda Jucurutu era um pequeno templo construído a partir de elementos extraídos da natureza local: os tijolos que compunham as espessas paredes e colunas eram produzidos e unificados com o barro extraído no Riacho Saquinho, assim como as telhas que cobriam a construção, que eram modeladas e queimadas rusticamente.

 

A capela de São Sebastião possibilitou que a crescente população local desfrutasse de assistência religiosa, uma vez que a religião católica predominante nos sertões do Seridó não dispensava aos seus adeptos a adesão aos sacramentos como: Batismo, Comunhão, Matrimônio, Confissão e Extrema Unção.

 

Dom Vital, Bispo de Olinda – PE, foi quem criou a paróquia de São Sebastião de Jucurutu/RN em 1º. de Setembro de 1874. Com a criação da Diocese de Natal, a partir de 29 de Dezembro de 1909, todo o território do RN passou a pertencer eclesiasticamente a essa instituição.

 

Confira no registro do Blog Edilson Silva:

 

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*