Paróquia de São Sebastião de Jucurutu completa 148 anos de Ereção Canônica

 

Nesta quinta-feira (11), a Paróquia de São Sebastião de Jucurutu/RN, completa 145 anos de Ereção Canônica.

 

O Blog Edilson Silva conversou com Nanael Simão de Araújo – historiador, pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte que nos descreveu detalhes deste importante fato para os jucurutuenses:

 

Em setembro de 2022, mais precisamente no dia 01, a comunidade católica de Jucurutu celebra uma importante data, trata-se dos 148 anos da criação da paróquia de São Sebastião. Dada a construção da primitiva capela do nosso padroeiro, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 16 de agosto de 1862, aquele templo de Singelas proporções arquitetônicas ficou ligado à freguesia da Senhora Sant’Anna do Caicó. A população que gradativamente foi se organizando em volta daquela capela era assistida por padres vindos da paróquia da de Santana, atual sede da nossa diocese.

 

Passados 12 anos da fundação da capela de São Sebastião, depois de muitos esforços e reivindicações da comunidade local, representadas por autoridades políticas e militares residentes na povoação que se formara, a primitiva capela tornou-se uma paróquia, constituindo a freguesia de São Sebastião.

 

Foi através do Decreto Imperial N° 707 de 01 de setembro de 1874 que os católicos jucurutuenses passaram a usufruir da presença de um pároco residente na povoação e permanente disponível para ministrar os sacramentos da Igreja Católica.

 

 

(Fonte:http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/).

 

No acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro localizamos documentos como a Coleção de Leis Provinciais do Rio Grande do Norte que testemunham esse fato.

 

O Decreto Imperial Nº 707 foi confirmado por D. Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, Bispo de Olinda, dessa feita a recém criada paróquia de São Sebastião passou a pertencer a Diocese de Olinda, até a criação da Diocese da Paraíba em 27 de abril de 1892, da qual passou a fazer parte, bem como toda a região do Seridó.

 

 

(D. Vital, bispo que autorizou a criação da paróquia de São Sebastião de Jucurutu).

 

Fonte: Acervo de Nanael Simão

 

Com a criação da Diocese de Natal, a partir de 29 de dezembro de 1909, todo o território do Rio Grande do Norte passou a pertencer eclesiasticamente a essa instituição. Por último, nossa paróquia foi integrada à Diocese de Caicó, criada por meio da Bula “E Diocesibus” , do Papa Pio XII, permanecendo assim até os dias atuais.

 

Autor: Nanael Simão de Araújo – historiador, pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*