Paróquia de Jucurutu celebrará 150 anos de criação e elevação de São Miguel como padroeiro do município

 

Blog Edilson Silva – A Paróquia de Jucurutu está se preparando para realizar o seu Jubileu de 150 anos de existência canônica. Sendo assim, já teve início os preparativos para programação alusiva aos festejos.

 

De acordo com o pároco do munícipio, Pe. Carlos Eduardo de Lira, uma Missa e Solenidade de Abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 150 anos ocorrerá em 01 de setembro de 2023 às 19h na Igreja Matriz no centro.

 

Ocasião em que São Miguel será elevado a condição de padroeiro através de decreto diocesano, assinado pelo Bispo Dom Antônio Carlos Cruz Santos, onde passará a ser denominada: PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO E SÃO MIGUEL ARCANJO.

 

HISTÓRIA

 

Nanael Simão  historiador, pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, descreve detalhes deste importante fato na vida dos jucurutuenses:

 

Dada a construção da primitiva capela do nosso padroeiro, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 16 de agosto de 1862, aquele templo de Singelas proporções arquitetônicas ficou ligado à freguesia da Senhora Sant’Anna do Caicó. A população que gradativamente foi se organizando em volta daquela capela era assistida por padres vindos da paróquia da de Santana, atual sede da nossa diocese.

 

Passados 12 anos da fundação da capela de São Sebastião, depois de muitos esforços e reivindicações da comunidade local, representadas por autoridades políticas e militares residentes na povoação que se formara, a primitiva capela tornou-se uma paróquia, constituindo a freguesia de São Sebastião.

 

Foi através do Decreto Imperial N° 707 de 01 de setembro de 1874 que os católicos jucurutuenses passaram a usufruir da presença de um pároco residente na povoação e permanente disponível para ministrar os sacramentos da Igreja Católica.

 

 

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*