Jucurutu: No Dia Mundial do mal de Parkinson, Drª. Emanuela Alves alerta para os sintomas
E nesta sexta – feira, 04 de Abril/2014, DIA MUNDIAL DO MAL DE PARKISON o Blog do Edilson Silva conversou com a Drª. EMANUELA ALVES, membro integrante da Sociedade Brasileira de Doenças Neurológicas e Doutoranda em Neurociências pela UFRN – Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com ela a doença de Parkison é uma das patologias de afecção do sistema nervoso central de maior ocorrência, dando-se em homens acima de 50 anos de forma progressiva e degenerativa.
Os sintomas mais característicos da doença são rigidez muscular, alterações posturais e de equilíbrio. De acordo com ela o trabalhado de reabilitação desses pacientes ocorre com intervenção multiprofissional dos serviços de neurologia, fisioterapia e fonoaudiologia.
Ela ainda destaca que na fonoaudiologia as atenções volta-se para fatores que compõe um quadro denominado disartrofonia, onde há o envolvimento de alterações da fala, respiração, ressonância, voz e até de deglutição. A Fonoaudióloga explica que há ainda registro de alterações auditivas relacionadas aos quadros de Parkinson.
A fonoaudiologia é uma ciência que integra os serviços de atenção especializada e esta apta à reabilitação de diversas doenças.
Procure o posto de saúde do seu bairro e informe – se sobre os sintomas e tratamentos.
Por Edilson Silva