“Missa do Envio” abre peregrinação de São Miguel, co-padroeiro de Jucurutu

 

Em preparação para mais uma edição da tradicional Festa de São Miguel, co-padroeiro do município de Jucurutu/RN, ocorreu nesta sexta-feira, 29 de julho, a Missa do Exército de São Miguel, benção das imagens peregrinas e envio dos missionários. O momento presidido pelo Pe. Carlos Eduardo de Lira, inicia a série de visitas da imagem de São Miguel, co-padroeiro da paróquia de São Sebastião, a instituições, comunidades e famílias da cidade.

 

O momento contou com presença dos diáconos, pastorais e seus representantes e toda comunidade católica jucurutuense.

 

As visitas ocorrerão até o inicio dos festejos em honra ao arcanjo, previsto para 19 de setembro.

 

Em breve será divulgada a programação oficial da festa para  este ano de 2022.

 

Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo. Os nomes de cada um deles testemunham também a missão que têm.

 

São Miguel Arcanjo

 

O nome Miguel, vem da língua Hebraica. É um nome em forme de uma pergunta: “Quem como Deus?” É, na verdade, uma “pergunta afirmação”, pois “ninguém é como Deus”. Sendo este também o significado deste nome. O nome Miguel significa ainda “semelhança de Deus”.

 

Guardião, guerreiro

 

São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal.

 

São Miguel Arcanjo nas Escrituras

 

Seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: A primeira, no Antigo Testamento, está no capítulo 12 do livro de Daniel. A segunda, já no Novo Testamento, na carta de são Judas e a terceira, no capítulo 12 do livro do Apocalipse.

 

Culto a São Miguel Arcanjo

 

O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios. A ele são dirigidas novenas e orações pedindo a proteção contra o mal e a direção no caminho de Deus.

 

Oração a São Miguel Arcanjo

 

Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celeste, São Miguel Arcanjo, defende-nos no combate contra os príncipes e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso e contra os espíritos malignos espalhados pelos ares. Vem em auxilio dos homens que Deus criou à Sua Imagem e Semelhança e que remiu por alto preço da tirania do demônio. A Igreja Te venera como Guarda e Patrono. A ti Deus confiou as almas remidas destinadas a ter assento na suprema Felicidade. Roga ao Deus da Paz que esmague o demônio debaixo dos nossos pés, para que não possa mais escravizar os homens e causar males à Igreja. Apresenta as nossas preces ao altíssimo, a fim de que, sem demora, nos previnam as Misericórdias do Senhor e tu tenhas o poder de agarrar o dragão, a antiga serpente que é o diabo e satanás, e precipitá-lo acorrentado nos abismos, de sorte que não possa mais seduzir as nações. Amém.”

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*