Jucurutu: Fonoaudiologia no Dia Mundial do Combate ao Câncer

1881

E no Dia Mundial do Combate ao Câncer o blog do Edilson Silva traz uma matéria especial alusiva a data que é comemorada nesta terça – feira, 08 de Abril em todo o planeta.

De acordo com Drª Emanuela Alves, o INCA diz que câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.

Segundo ela a fonoaudiologia também atua nesta área, no diagnóstico complementar, reabilitação e orientação aos pacientes com alteração nos aspectos da fala, respiração, mastigação, deglutição, voz e linguagem. São atendidos, na grande maioria das vezes, pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço, seguidos pelos pacientes portadores de tumor cerebral, pediatria e demais disciplinas.

Drª. Emanuella ainda destaca que o tratamento envolve orientações pré e pós-operatória a pacientes e familiares quanto aos aspectos fonoaudiológicos que poderão estar alterados pós-cirurgia, e possibilidades de reabilitação; atendimento em leito através da avaliação e indicando terapia ou orientação (paliativo ou clínico); atendimento ambulatorial com orientação ou reabilitação; reabilitação laringectomizados com o objetivo de troca de informação entre os pacientes, profissionais e família, melhora da auto-estima, melhora do convívio social entre outras; e atendimento em conjunto com a odontologia: confecção de prótese obturadora e rebaixadora de palato.

Ela afirma que as causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

A melhor forma de se prevenir contra está doença é através da realização de exames periódicos bem como a submissão a programas de promoção de saúde e qualidade de vida. Procure o posto de saúde do seu bairro e cuide da sua saúde.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*