Histórico: Lula vai as lágrimas e recebe faixa de indígena, mulher, criança e pessoa com deficiência
Oficialmente empossado como presidente da República neste domingo (1), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou mais um momento histórico. O mandatário subiu a rampa do Palácio do Planalto proporcionando uma cena inédita, “como nunca antes na história deste país”.
Diante da ausência de Jair Bolsonaro, que fugiu para os Estados Unidos, o novo chefe do Executivo cumpriu o rito tradicional acompanhado de representantes de diferentes segmentos da sociedade civil: o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, de 10 anos, morador de Itaquera, em São Paulo (SP); Aline Sousa, catadora de materiais recicláveis; Carique Raoni, uma das lideranças indígenas mais respeitadas do mundo; Wesley Rocha, metalúrgico; Murilo Jesus, professor; Jucimara Santos, cozinheira; Ivan Baron, jovem LGBT que tem paralisia cerebral; e Flávio Pereira, artesão.
Também subiram a rampa ao lado de Lula a esposa do presidente, Rosângela Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua companheira, Lu Alckmin, além da cachorrinha do novo mandatário, a Resistência.
Ao receber a faixa, que passou por cada uma das mãos dos representantes da sociedade civil até Aline Souza, o presidente se emocionou e foi à lágrimas.
Na sequência, Lula discursou no parlatório do Palácio do Planalto. Leia aqui a íntegra do pronunciamento.
Assista à cena:
Momento emocionante! Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto com o povo brasileiro representado na sua ampla diversidade. 👏👏👏♥️ pic.twitter.com/lXiG87kJV2
— José Guimarães (@guimaraes13PT) January 1, 2023