Foto chocante de contraste social no Brasil causa novo debate no exterior

19jun2013---imagem-mostra-mulher-dentro-de-lixo-sendo-ignorada-por-torcedores-a-caminho-do-jogo-brasil-x-mexico-no-estadio-castelao-em-fortaleza-ce-esse-e-o-legado-da-copa-das-1372712164796_615x300

Uma imagem chocante tirada durante a Copa das Confederações voltou a ganhar força durante o Mundial. A imagem de uma mulher dentro de uma caçamba de lixo e completamente ignorada por torcedores correu o mundo e, novamente, mereceu vários comentários quase um ano depois de sua veiculação.

Alguns veículos da imprensa internacional e vários internautas deram novo destaque à imagem, tirada pelo fotógrafo Edimar Soares, durante a partida entre Brasil e México. Houve quem considerasse a foto uma montagem; outros se chocaram com o contraste social retratado na cena.

“Esta foto destaca a razão principal pela qual os brasileiros estão tão furiosos em receber o torneio. A Copa custou US$ 11 bilhões e, como muitos disseram, o dinheiro raramente resulta em qualquer benefício econômico para o país”, descreveu o siteBusiness Report, dos EUA.

O site Bleacher Report também comentou a imagem devido aos diversos comentários de internautas em redes sociais, como o Reddit. “Esta não será a última imagem chocante que vai se somar ao conflito de emoções no coração deste torneio”, analisou a publicação.

A foto também causou reações em internautas. “Vi esta cena muitas vezes em minha vida no Brasil. Este é o problema. Acho que é um problema de alta prioridade, em vez de gastar muito dinheiro com estádios, hotéis e outras despesas que ninguém vai usar depois da Copa”, escreveu ‘Acronopio’, usuário do Reddit.

Já o site Eurosport creditou a imagem como se ela tivesse acontecido durante a estreia do Brasil na Copa do Mundo, na última quinta-feira, contra a Croácia. A publicação, porém, manteve o tom crítico: “O ato casual de um torcedor jogando uma garrafa vazia na caçamba, aparentemente sem saber da mulher, levanta o imenso oceano entre aqueles que têm e os que não têm no país mais populoso da América do Sul.”

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*