Dra. Emanuela Alves, Fonoaudióloga fala sobre Alzheimer
De acordo com Dra. Emanuela Alves, fonoaudióloga, Alzheimer trata-se de uma doença neurológica caracterizada pelo déficit das funções cognitivas de memória, orientação e linguagem decorrente de morte de células do sistema nervoso, é incurável e progressiva, acometendo predominantemente a população acima de 60 anos. É idiopática, ou seja, de causa desconhecida, porém existem sinais lesionais característicos dos quadros, sendo que tais lesões estão presentes mesmo antes do surgimento dos sintomas.
Essas lesões podem estender-se a outras áreas, o que determina a progressão da mesma. No mundo, aproximadamente 35,6 milhões de pessoas apresentam Alzheimer, sendo 1,2 milhões de casos no Brasil. O diagnostico e intervenção precoce, ainda são a melhor medida. O instituto de Neurociência na UFRN têm desenvolvido a construção de um protocolo de avaliação para detecção precoce à predisposição da doença visando sua inserção na clinica geriátrica, sendo tal trabalho de autoria da Dra. Emanuela Alves que é Fonoaudióloga dos municípios de Jucurutu e Santana do Matos e integrante da Sociedade Brasileira de Doenças Neurológicas.
Episódios de esquecimento freqüentes devem ser investigados com atenção. O neurologista juntamente com o Fonoaudiólogo e outras áreas da saúde atua no diagnostico e tratamento. Fique Atento.
Por Edilson Silva – Contatos – (84) 9629 7591