Jucurutu: Dra. Emanuela Alves fala sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo
E na Reportagem Especial desta semana o Blog do Edilson Silva no Dia da Conscientização do Autismo entrou em contato com a Drª. Emanuela Alves, fonoaudióloga que fala aqui em nossa página sobre a patologia em destaque.
Confira:
Hoje, dia 02 de abril, comemora-se no mundo todo o Dia da Conscientização do Autismo, uma patologia que tem apresentado alta incidência e, que muitas vezes, têm sido “diagnosticada” de forma inconsistente. O diagnóstico acontece de forma conjunta entre fonoaudiologia, neurologia e psiquiatria.
Segundo Drª. Emanuela Alves o autismo é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo. Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social. As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a bastar-se a si mesmo.
De acordo com a fonoaudióloga aqui em Jucurutu, o casal Fernando e Edinalva, pais de Eloísa vem buscando o serviço de saúde da cidade para reabilitação da menor, sendo considerados pioneiros na reivindicação de ferramentas que possam melhorar a inserção social da mesma, favorecendo melhoria de qualidade de vida e de aprendizagem.
Por Edilson Silva