Diácono Helimário Moreira representou a Paróquia de São Sebastião na caravana que visitou as obras de integração do Rio São Francisco

12798840_1134003596612490_3944320296655409388_n
Diácono Helimário Moreira representou a Paróquia de São Sebastião na caravana que visitou as obras de integração do Rio São Francisco.

O Diácono Helimário Moreira esteve participando na manhã desta quarta – feira, 09/03 do #ProgramaEdilsonSilva que foi ao ar pela Cidade FM – 104,9 onde na ocasião falou sobre o objetivo da caravana formada por um grupo de bispos, padres e pessoas ligadas as pastorais sociais, organizações da sociedade civil e representantes de universidades e do governo federal que esteve visitando às obras do Eixo Norte do Projeto de Integração das Bacias do Rio São Francisco no período de 23 de fevereiro a 03 de Março/2016.

“Foi um momento muito importante, pois foram vistos vários aspectos sobre essa questão da transposição do Rio São Francisco. Estiveram participando da caravana Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal; Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró; Dom Antônio Carlos, de Caicó; Dom Gabriel Marchesi, de Floresta (PE); Dom José Luiz, de Pesqueira (PE); Dom Magnus Lopes, de Salgueiro (PE); Dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar de Recife (PE); e Mons. Agripino Ferreira, de Cajazeiras (PB). Além de vinte e três padres, dez diáconos, uma freira e tínhamos trinta e três universitários dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. E também professores e um membro que veio de Portugal. O grupo também esteve acompanhado por técnicos do DNOCS e dos Ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente e Reforma Agrária. Ao todo a caravana foi composta por cento e quatro pessoas”, destacou.

O ponto inicial da viagem foi a Barragem Armando Ribeiro, no município de Itajá (RN). De lá, o grupo foi conhecer as obras da Barragem Oiticica, em Jucurutu, onde conversou com as famílias atingidas pela construção, na capela da comunidade Barra de Santana. À tarde, do mesmo dia, se deslocarão para Cajazeiras.

A viagem terminou na manhã do dia 3, com uma missa na Catedral, na cidade de Salgueiro, e um momento de diálogo com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, envolvidos com o Projeto de Integração das Bacias e representantes do assentamento Baixa Verde (de Jati-CE) e de uma comunidade Quilombola, de Salgueiro (PE).

A obra de transposição do Rio São Francisco prevê a construção de mais de 700 km de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio. Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água.

Por Edilson Silva

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*