Dia Mundial da Amamentação é comemorado nesta sexta 1º de Agosto
Nesta sexta – feira, 1º de Agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação e para falar sobre a importância desta data o Blog do Edilson Silva traz uma matéria especial com a Fonoaudiologa, Drª. Emanuela Alves.
De acordo com a profissional a amamentação é um aprendizado para a mãe e o bebê, fortalece os laços afetivos entre eles e deve ser incentivada, para que a criança cresça saudável. O fonoaudiólogo é capacitado para orientar na amamentação, auxiliando no posicionamento do bebê e na pega adequada do seio materno.
Ela ainda destaca que a mãe pode escolher a posição para amamentar, desde que o bebê esteja inteiramente de frente para ela e bem próximo, com a barriga encostada no seu corpo. É importante que os dois se sintam confortáveis. A posição de amamentar deitada é aceita, desde que o braço da mãe seja o suporte para apoiar o bebê e a outra mão ajude na pega do seio. Deve-se ter cuidado com o pescoço e com a coluna do bebê. A cabeça e a coluna precisam estar alinhadas.
A fonoaudióloga ainda orienta que a mãe deve aproximar a boca do bebê bem de frente ao seu peito. Para estimular que o bebê abra bem a boca, deve – se tocar os lábios dele com o bico do peito. O lábio inferior do bebê deve ficar abaixo do bico do peito, para que ele possa abocanhar a aréola – área mais escura e arredondada do seio. O queixo do bebê precisa tocar o seio da mãe.
O pai e os outros familiares podem e devem apoiar no momento da amamentação, ajudando no que for possível, fazendo carinho do bebê, cantando músicas ou colocando-o para arrotar.
Drª. Emanuela ainda frisou que o aleitamento materno fortalece os músculos dos lábios, boca e língua, preparando estes órgãos no aprendizado da fala.
Para outras informações ou em casos de dificuldade ou impossibilidade para amamentar, deve – se procurar ajuda de um fonoaudiólogo, na maternidade ou no posto de saúde mais próximo.
Por Edilson Silva – Contatos (84) 9629 7591