“Consulte o seu Farmacêutico” esclarece dúvidas sobre sintomas, tratamento e prevenção da catapora

1932340_319846148182067_9199644489167108240_n

Em entrevista ao “Consulte o Seu Farmacêutico” que vai ao ar todas as quartas – feiras, durante o programa do blogueiro Edilson Silva na Cidade FM – 104,9 o Dr. Marcos Vinicius, bioquímico local esclareceu dúvidas sobre sintomas, tratamento e prevenção da doença mais conhecida como catapora.

De acordo com ele a doença é causada pelo vírus herpes zoster que acomete principalmente crianças. A forma mais comum de contágio é pelo contato dessa partícula viral – presente na saliva, espirro, tosse ou mesmo na fala – com a via inalatória ou a mucosa oral do indivíduo. A transmissão também pode acontecer por meio da inoculação direta, ou seja, quando as mãos têm contato com vesículas contaminadas de alguma pessoa doente e infectam a via aérea ou mucosa oral, ou indireta, pelo contato com roupas ou superfícies que foram utilizadas pela pessoa doente.

Segundo relatou Dr. Marcos Vinicius normalmente, o paciente desenvolve vesículas ou bolhas, em geral, de conteúdo claro e com as bordas avermelhadas. Essas bolhas, que surgem na pele de todo o corpo, inclusive no couro cabeludo, boca e outras mucosas, aparecem em surtos, ou seja, várias ao mesmo tempo, vêm acompanhadas de febre baixa a moderada com duração média de quatro dias. Outra característica da doença é que ela é polimórfica, ou seja, o paciente tem lesões de pele em vários estágios diferentes ao mesmo tempo: vesículas com conteúdo claro, às vezes um pouco mais turvo e já com crostas secas. O diagnóstico da doença é, basicamente, clínico, embora exista a possibilidade de confirmação sorológica.

Por Edilson Silva – Contatos (84) 9629 7591 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*