Secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do RN participou da estréia do “Jucurutu da Gente”

40210e1fa08d338432ef5e642374f00d-700x466

Via telefone o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN, General Elieser Girão Monteiro Filho, concedeu entrevista coletiva durante estréia do Programa “Jucurutu da Gente” que ocorreu na manhã da última sexta – feira (23/05) na emissora local.

Ha dois meses a frente da pasta no estado e com uma experiência de cinco anos anteriormente como secretário de segurança e justiça no estado de Roraima somado ao tempo como comandante de diversas unidades de batalhões e brigadas do exercito brasileiro ele afirma que segurança pública deve ser vista de uma forma ampla e bem mais abrangente que exclusivamente Civil e Militar. O momento da entrevista foi conduzido pelo apresentador Edilson Silva e pelo repórter Danilo Evaristo e equipe.

O secretário destacou que é preciso trabalhar a família e questionou:

O que os nossos jovens e adolescentes estão levando em sua bolsa, será que eles estão chegando diariamente à sala de aula ou estão ficando no caminho do bem? ”, questionou.

Ainda destacou a importância da prática do esporte que tira o jovem da vulnerabilidade das drogas, pois mostra e ensina a disciplina aos adolescentes e destacou a importância da presença dos pais e de várias ações que envolvem o componente segurança pública. Ele lembrou que quando estas ações não acontecem o garoto (a) acaba se tornando um problema para polícia e toda comunidade.

Violência no interior

A violência no interior e nas cidades do Nordeste cresceu nos últimos anos e este assunto também foi abordado durante a entrevista. Quando questionado sobre as ações e estratégias para combater a criminalidade nas cidades e na capital ele destacou:

Atualmente foi criada dentro do colégio nacional de secretários de segurança uma operação chamada divisa segura e o Rio Grande do Norte tem participado e estamos planejando fazer operações especificas aqui no estado. As policias principalmente a militar que faz o policiamento preventivo vai receber agora em torno de 150 veículos novos e 60 motocicletas e a Civil 50 novas viaturas. Também foram liberados pelo governo 35,000,000 (trinta e cinco milhões) para compras de equipamentos (armamentos, coletes, munição), 1.200 equipamentos rádios”, disse ele.

Valorização da categoria

Mesmo assim eu preciso dizer que nada disso vai ter sucesso se o policial não estiver trabalhando de forma tranqüila e satisfatória. Então estamos procurando reforçar as ações do fator humano da policia civil, militar e do corpo de bombeiros melhorando o pagamento deles e já estamos enviando projeto de lei para Assembléia reajustando o valor das diárias operacionais em quase 100%, e são ações que irão abranger todo o estado não somente Natal”, finalizou.

Por Edilson Silva – Contatos – (84) 9629 7591

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*