Roteiro turístico com vivências culturais revela encantos de Natal

Não é somente sol, mar e passeios de buggy que encantam os turistas que visitam Natal. O turismo de experiência que leva o visitante a mergulhar na cultura e artes manuais está atraindo pessoas do mundo inteiro para diversos países, inclusive o Brasil. Natal recebeu nesta semana um grupo do estado vizinho, a Paraíba, para conhecer parte do roteiro Natal Encantos Criativos da Vila de Ponta Negra, famosa pela praia homônima e o Morro do Careca, cartão postal da cidade do sol. O grupo de 20 pessoas experimentou três vivências a Vila das Artes, a Zoada do Bilro e as Bonequeiras da Vila.

O roteiro Natal Encantos Criativos ( www.natalencantoscriativos.com.br ) contempla dois dos territórios culturais mais badalados da cidade. Na Vila de Ponta Negra, além das Bonequeiras da Vila, Vila das Artes e Zoada do Bilro, o visitante ainda pode vivenciar os produtos Cores da Vila, Jangada Show e No Atelier com Lídia Quaresma. Já o bairro das Rocas oferece atividades como o grupo Axé Obá e a escola de samba Malandros do Samba, duas tradições culturais que se destacam no território pela força e trabalho da comunidade para preservar suas raízes afrobrasileiras.

Dentre os visitantes do roteiro Natal Encantos Criativos, estavam empresários, secretários de cultura e turismo e agentes de desenvolvimento dos municípios de Areia, Alagoa Grande, Belém da Paraíba, Duas Estradas Mari, Pilões e Remígio. Todos vivenciaram a experiência de pintar no ateliê do artista plástico, Osvaldo Oliveira, uma aquarela de autoria própria, em seguida fizeram atividade de renda de bilro e confecção de bonecas abayoni feitas com retalhos de malha flexível, tradição das mulheres africanas à bordo dos navios negreiros, cujo significado é encontro feliz, que é o que as africanas esperavam ter no seu destino final.

Secretário de Turismo e Cultura do município paraibano de Areia, Roberto José dos Santos Filho afirma que o Natal Encantos Criativos é um roteiro inovador que usa a criatividade em favor do turismo local com as comunidades trabalhando em seus territórios. “Uma experiência ímpar na qual podemos nos inspirar para realizar na nossa cidade, que tem uma cultura bem característica. É um turismo com plena capacidade de se consolidar e fortalecer ainda mais os demais roteiros, como o de sol e mar aqui em Natal”, avalia Roberto dos Santos.

O ator paulista Tiago Rodrigues, atualmente residente na cidade de Remígio, garante que as vivências do roteiro turísticos mexem com as sensações e o emocional das pessoas, porque resgatam referências culturais. “Com essas vivências turísticas nos sentimos renovados”, resume. O ator observa qye atualmente o turista não quer apenas experimentar as atividades comuns oferecidas por cidades turísticas, mesmo com belas paisagens, bons restaurantes e confortáveis hotéis. “Querem levar consigo uma sensação, uma lembrança e até uma saudade das pessoas que conheceu. Muito melhor e mais humano”, completa Tiago.

A diretora comercial da empresa natalense Dandara Turismo e Eventos, Rosângela Faria, destacou que os paraibanos, mesmo já tendo um projeto de turismo com base na vivência e experiência do visitante, ficaram impressionados com os produtos do Natal Encantos Criativos. “A acolhida ao turista é fundamental. E o artista plástico Osvaldo Oliveira nos fez ter contato com as cores se integrando através uma experiência com a pintura em aquarela. Essa interação com o artista é muito prazerosa”, comenta Rosângela.

A agente de turismo enfatiza que trata-se um tipo de turismo que tem tudo para se consolidar, com base na acolhida e na vivência das atividades em espaços confortáveis e agradáveis. “O verdadeiro turismo não é só o que você experimenta, mas a vivência em toda a sua essência”, acredita Rosângela, que tem investido neste tipo de turismo, porque o visitante além de momentos de lazer, tem grande expectativa noutras vivências.

A consultora para promocomercialização do Projeto Natal Encantos Criativos, Larissa Almeida, avalia positivamente a primeira experiência com turistas de outro Estado, mesmo admitindo que esse tipo de atividade turística ainda é bastante incipiente no Rio Grande do Norte. Durante o processo de desenvolvimento dos produtos turísticos foram feitas algumas simulações com agentes, operadores e estudantes de Turismo. “De alguma forma, nós já havíamos experimentado realizar essas vivências, mas desta vez é diferente porque é um grupo que tem expectativas por estar comprando esses produtos”, diz.

Larissa Almeida explica que cada produto tem uma capacidade para atender a um determinado número de pessoas. Contudo, os diversos produtos do catálogo permitem traçar um roteiro para o grupo, de forma que contemple mais de uma vivência. Dependendo da demanda do grupo, é possível atender de dez a trinta turistas. “Há uma tendência mundial em realizar vivências, através da quais é possível realizar atividades da cultura local. Existe uma demanda turística por mais cultura com roteiros e atividades que mergulhem na cultura local. É uma complementação ideal para os roteiros tradicionais, como o de sol e mar”, avalia Larissa.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*