Projeto “Jucurutu Unido Contra as Drogas” efetiva parceria com Prefeitura Municipal através do CRAS E CREAS

14425_485216288311718_170279976536885614_n
O foco desta parceria segundo o PM Walter Alves, coordenador do Projeto é prevenir o uso de drogas junto às famílias e usuários no município de Jucurutu/RN

Projeto Jucurutu Unido Contra as Drogas que é coordenado pelo PM Walter Alves formou parceria com a Prefeitura Municipal, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) com o foco em desenvolver ações educativas e preventivas para atuarem junto às famílias e pessoas vulneráveis ao uso de drogas ou em grupos de riscos no município de Jucurutu/RN. A informação foi confirmada na manhã desta terça – feira, 02 de Junho/2015 durante o Programa Edilson Silva que foi ao ar pela Rádio Cidade FM – 104,9.

Segundo a psicóloga, Jéssica Luana Santos Brito, os usuários que já estão usando drogas e por ventura incluídos entre o perfil de pessoas que já tem uma fragilização nos vínculos familiares, serão atendidos pelo CREAS, órgão que atua na proteção social de maneira especial.

“Montaremos grupos com estes usuários e famílias, onde iremos fazer um mapeamento juntamente com o pessoal do Projeto Jucurutu Unido Contra as Drogas e um dos nossos objetivos é fazer surgir à escuta deste sujeito, pois o tema drogas é cercado de tabus e o usuário sempre é condenado moralmente e socialmente. E nós queremos fazer emergir este sujeito, sua família e trabalhar na reinserção deste usuário na sociedade. Faremos o que estiver ao nosso alcance para efetivar estas ações”, argumentou à psicóloga.

A ação visa também à formação de um grupo de estudo sobre dependência química, álcool e outras drogas e as formas que elas agem no organismo e psiquismo. O grupo estará aberto a toda população jucurutuense, ao usuário, a família, sociedade civil, gestores, profissionais da saúde, educação, assistência, esporte e cultura. O primeiro encontro acontecerá no próximo dia, 17 de Junho/2015 a partir das 19h na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Walter Alves destacou exemplos de jucurutuenses que conseguiram abandonar o vício e lembrou que os benefícios desta ação são múltiplos, pois a partir do momento que se recupera um jovem (usuário) do mundo das drogas, é menos uma família destruída, menos assaltos, mortes, assassinatos, menos dinheiro financiando o tráfico e consequentemente uma cidade melhor.

“Com esta iniciativa nós enquanto Projeto Jucurutu Unido Contra as Drogas iremos trabalhar de forma integrada nesta ação de grande importância atuando na busca de pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos) que estejam dentro deste perfil. Estamos felizes e queremos convidar as pessoas para se cadastrarem sejam usuários ou familiares estamos abertos para o dialogo e tratar destas pessoas que são vitimas deste mal que é as drogas”, disse o PM Walter Alves.

Por Edilson Silva – Contatos (84) 9629 7591 – e – mail – edilson104@hotmail.com

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*