Prefeitura de Jucurutu, promove ações contra Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes‏

IMG-20140514-WA0027

Em menção a 18 de maio, dia nacional de combate a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a administração George Queiroz vem promovendo durante todo o mês, ações voltadas para este objetivo: proteger, e informar todas as meninas e meninos do município. Uma programação foi elaborada pelo CREAS, em parceria com o CRAS e o CMDCA local.

Nos dias 12 e 14, segunda e terça-feira respectivamente, foram realizadas rodas de conversa no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O dia 12 contou com a participação de Diana Lobo (psicóloga) do CREAS, Clélia Martins (Assistente Social) do CRAS e José Virgílio (Conselheiro Tutelar). Já o dia 14, com Katryene Rochelly (psicóloga) do CRAS, Maria Alane (Assistente Social) do CRAS e Adeilva Pereira (Conselheira Tutelar). Nos dois dias foram discutidos os tipos de violência sexual vividas por crianças e adolescentes e suas conseqüências, além de orientar os pais ou responsáveis legais sobre como eles podem observar o comportamento de seus filhos.

Em sua palestra, a psicóloga Katryene Rochelly, explica: “Os abusos sexuais ocorrem quando um sujeito em condição de superioridade (idade, força, posição social ou econômica, inteligência, autoridade) comete um ato ou omissão capaz de causar dano físico, psicológico ou sexual, contrariamente à vontade da vítima, ou por consentimento obtido a partir de indução ou sedução enganosa.” E alerta para os efeitos causados pelos abusos: “Os efeitos imediatos podem ser físicos (distúrbios de sono, mudanças de hábitos alimentares, gravidez, DST.) e psicológicos (medo, hostilidade diante do sexo agressor, culpa, depressão, baixa auto-estima, conduta sexual anormal, angústias, agressões.).”

A programação continua: 16/05/2014 – Às 07h00min – Caminhada com saída da Escola Municipal Joel Lopes Galvão. Distribuição de bonés, balinhas, pirulitos e bexigas nas cores: vermelho e amarelo, que são as cores oficiais usadas durante a campanha.

18/05/2014 – Panfletagem na feira livre do município.

19/05/2014 – no CRAS às 08h00min Mesa redonda com autores da Rede Socioassistencial (Secretaria M. Assistência Social, Saúde Pública, Educação, Cultura, Esporte, lazer e Turismo, 1 representante de cada Igreja, 1 Enfermeiro de cada PSF Diretores e 1 coordenador de cada escola Municipal, Estadual e privada)  e sociedade Civil Organizada

Objetivo: Discutir o melhoramento da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, fortalecendo suas ações através da intersetorialidade de toda rede, formada pelo o Sistema Socioassistencial e de Garantia de Direitos, garantindo a prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente assegurados no artigo 227 do ECA.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*