Parnamirim sediará reunião climática da região Nordeste

Metereologistas dos principais centros de previsão climática da região Nordeste estarão, na próxima terça-feira (18), em Parnamirim/RN para III Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino- Etapa Rio Grande do Norte. “Os Centros da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e do Instituto Nacional de Meteorologia (DF) já confirmaram a presença. Outros poderão participar via vídeo conferência”, disse o Chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot.

No mês de janeiro e os primeiros dias de fevereiro foram observadas chuvas com boa distribuição, em todas as regiões do RN. A média do estado em janeiro foi de 100,7mm, enquanto que a esperada era de 60,4mm. “Dos 14 dias de fevereiro somente 1 dia não choveu no RN, que foi a última terça-feira (11), então esperemos uma boa média para este mês”, analisou Bristot.

A reunião acontecerá em duas etapas. Na primeira, a equipe de especialistas se reúne no auditório da sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), às 9h, para fazer um balanço dos primeiros meses do ano, análises de modelos meteorológicos, condições atuais dos oceanos e elaboração de boletins para o período. “A expectativa é que seja mantida a previsão divulgada em janeiro com chuvas dentro do normal ou acima do normal para este período de março a maio de 2020”, comentou Bristot.

No dia seguinte (19), às 10h, os meteorologistas divulgam os resultados das análises para autoridades, imprensa e sociedade em geral no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo do RN.

O prognóstico dos meteorologistas é que a média de chuvas em 2020 no RN fique entre 800 e 1200 milímetros(mm). “Em 2019, a média de chuvas observadas foi de 840mm. Se confirmada a previsão, o ano de 2020 será o terceiro ano consecutivo que o RN registrara um bom volume de chuvas”, avaliou o meteorologista.

Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Guillherme Saldanha, o evento é muito importante para o setor agropecuário, ainda mais depois de um prolongado período de seca. “Temos agora uma previsão positiva de chuvas espalhadas por todo território potiguar. Aliado a isso, o Programa Bancos de Sementes do Governo do RN, por meio da Sape e Emater, iniciou a distribuição das sementes ao agricultor familiar, que por sua vez já pode retomar sua lida no campo, com a segurança da boa colheita e retomada do seu rebanho”, disse.

Grande Ponto

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*