Jucurutu: Historiador Nanael Simão fala sobre Proclamação da República Brasileira

15055599_930510533748370_6349752949902037146_n

A data 15/11 comemora um importante capítulo de transição na história política brasileira, a Proclamação da República. E diante da grandiosidade deste dia em nosso calendário o #ProgramaEdilsonSilva recebeu no estúdio da Cidade FM – 104,9 na manhã de hoje o professor e historiador, Nanael Sião.

Ele é graduado em História, graduando em Pedagogia e aluno do Curso de Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro da Academia Apodiense de LETRAS. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação, Membro do Grupo de Pesquisa: História da Educação, Literatura e Gênero, vinculado ao CNPQ e coordenado pela professora Doutora Maria Arisnete Câmara de Morais. Tem experiência como docente nas redes municipal, estadual e privada de ensino no município de Jucurutu. No ensino superior, lecionou na Faculdade Integrada do Brasil – FAIBRA (núcleo de Jucurutu e Santana do Matos). Publicou os livros: “Jucurutu Antes Que a História Se Esqueça” no ano de 2006 e “O Canto de Jucurutu”, edição comemorativa aos 150 anos de fundação do município de Jucurutu no ano de 2012.

A proclamação do regime republicano brasileiro aconteceu em decorrência da crise do poder imperial, ascensão de novas correntes de pensamento político e interesse de determinados grupos sociais. Aos fins do Segundo Reinado, o governo de Dom Pedro II enfrentou esse quadro de tensões responsável pela queda da monarquia. Nos fins de 1889, sob fortes suspeitas que Dom Pedro II iria retaliar os militares, o marechal Deodoro da Fonseca mobilizou suas tropas, que promoveram um cerco aos ministros imperiais e exigiram a deposição do rei. Em 15 de novembro daquele ano, o republicano José do Patrocínio oficializou a proclamação da República.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*