Estudante de Jucurutu é uma das finalistas da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola

 

Representando a estreia do MPT-RN na etapa nacional da premiação, a aluna do município de Jucurutu recebeu o destaque na categoria Conto.

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou, nesta segunda-feira (9), os trabalhos vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023. Representando o Rio Grande do Norte, a aluna Maria Klara Ferreira de Araújo está entre os três finalistas da categoria Conto que estão na disputa pelo primeiro lugar, que será divulgado no dia 5 de dezembro.

 

Com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, o projeto tem como objetivo o incentivo à participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

 

Estudante da Escola Municipal José Ferreira (Jucurutu/RN), Maria Klara marcou a estreia do MPT-RN na etapa nacional da premiação com o seu conto “A Menina do Avental Amarelo”, que narra a trajetória de uma criança resgatada do trabalho infantil que realiza o sonho de se tornar professora.

 

O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O prêmio é dividido em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. Já para o segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve ser abordada a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes.

 

A ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 5 de dezembro, às 13h30, com transmissão pelo Youtube do MPT.

 

MPT na Escola – O projeto MPT na Escola é uma iniciativa da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), grupo de trabalho do Ministério Público do Trabalho que tem como objetivo ampliar o debate sobre o trabalho infantil e suas formas de erradicação.

 

Este ano, foram inscritos 76 trabalhos de estudantes de 48 municípios potiguares na etapa estadual do prêmio. Participaram alunas e alunos de escolas municipais e estaduais nas quatro categorias – conto, desenho, música e poesia, com trabalhos com o tema trabalho infantil. A categoria desenho foi a que recebeu maior número de inscrições: 24 obras aptas a concorrer ao prêmio. Em seguida, vieram as categorias de conto e poesia, com 20 inscrições cada, e a categoria música, com 12 inscrições.

 

A seguir, o trabalho vencedor (clique no nome do trabalho para acessar o conteúdo completo): A menina do avental amarelo, de Maria Klara Ferreira de Araújo, da Escola Municipal José Ferreira (Jucurutu/RN).

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*