Cultura: Museu do Festival de Cinema de Gramado será inaugurado no dia 26
Faltam menos de 10 dias para Gramado sediar mais um Festival de Cinema, que neste ano está em sua 44ª edição. Uma novidade vai abrilhantar o evento, que é conhecimento mundialmente. O Museu do Festival de Cinema de Gramado será o espaço onde ficará registrada a história e a trajetória de mais de quatro décadas da arte cinematográfica no País. A inauguração oficial acontece no dia 26 de agosto, às 14h30.
Com 584 metros quadrados, o Museu interativo, que fica ao lado do Palácio dos Festivais, oferecerá um vista panorâmica para o Centro da cidade, com direito a cafeteria e loja de souvenirs. O Museu tem capacidade para recepcionar 2,8 mil pessoas diariamente. O empreendimento visa tornar-se autossustentável, possibilitando, entre outras ações, a locação para promoção de eventos culturais variados. O museu já conta com um plano pedagógico e poderá receber a visita de escolas da cidade e região.
O projeto do museu foi desenvolvido pela Secretaria de Turismo, com a participação do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Turismo, com o propósito de criar um equipamento turístico e cultural para o município, além de um espaço para a discussão do cinema. A empresa licitada para a gestão do empreendimento é a Gramado Parks, que investiu aproximadamente R$ 2,5 milhões no espaço.
O museu conta com curadoria da museóloga Daniela Schmitt, do diretor de arte André Luís Carvalho e dos diretores artísticos Walther Neto e Edson Erdmann. Buscando aliar o interesse pelo cinema com mais uma ótima opção de turismo cultural na Serra gaúcha, terá como embaixadores os atores Zezé Motta, Maitê Proença e Lima Duarte.
A partir do dia 26, o Museu do Festival de Cinema de Gramado funcionará diariamente, das 11h às 21h, com ingressos no valor de 20 reais em dias úteis e 30 reais nos finais de semana e feriados. Gramadenses não pagam ingresso.
Via Gramado FM