Concurso Ibama: pedido de edital é enviado com 2.201 vagas

 

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, solicitou a autorização para um novo concurso Ibama, com oferta de 2.201 vagas. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

 

Do total de cargos efetivos vagos, o Ibama solicita aval para preencher os seguintes postos:

 

  • 1.498 cargos de analista ambiental; e
  • 703 cargos de analist administrativo.

 

Ambas as carreiras são de nível superior. A remuneração inicial é de R$10.735,72, incluindo gratificações e o novo auxílio-alimentação de R$1 mil.

 

O Ibama já havia confirmado à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos que enviaria um novo pedido de concurso neste mês de maio.

 

A nova demanda tem como objetivo que os provimentos ocorram em 2025. Além do Ibama, o Ministério do Meio Ambiente também encaminhou um pedido de concurso ICMBio para 1.105 vagas.

 

Vale destacar que todos os órgãos federais têm até 31 de maio para encaminharem seus pedidos de concurso ao Governo Federal.

 

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos é a pasta do atual governo responsável por analisar e autorizar os concursos federais.

 

Últimas autorizações não suprem a necessidade, diz o Ibama

 

Nos documentos encaminhados ao MGI, o Ibama cita as recentes autorizações que recebeu para o provimento de novos cargos. Mas reforça que ainda não é o suficiente para repor todas as vacâncias.

 

“Esse quantitativo ainda não supre a necessidade de prover o quadro de pessoal do Ibama de modo a recompô-lo satisfatoriamente, haja vista que, ao longo do tempo, as inúmeras vacâncias ocorridas naquela autarquia vêm fragilizando as unidades organizacionais, ao mesmo tempo que sobrecarregam os servidores efetivos em exercício.”

 

Ao todo, o órgão recebeu aval para preencher 825 cargos.

 

Desse total, 568 vagas foram imediatas e referentes ao último concurso para o Ibama, que teve edital divulgado em 2021.

 

Na época, foram abertas 432 chances de técnico ambiental, cargo de nível médio, e 136 para analistas, de nível superior.

 

Além das vagas imediatas, o Ibama também recebeu autorização para 257 chamada de excedentes.

 

Para provimento neste ano de 2024, o Ibama chegou a solicitar a autorização para 2.408 vagas. Desse total, 1.503 foram para analista ambiental e 905 para analista administrativo, ambos de nível superior.

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*