Ceará tem 382 casos confirmados de Covid-19

O número de casos de novo coronavírus no Ceará é de 382, de acordo com o governador do Ceará , Camilo Santana. O governador divulgou os números em transmissão ao vivo em rede social na tarde desta segunda-feira (30). Não houve alteração no número de mortos, com 5 casos confirmados.

No Brasil, são 159 mortes e 4.579 casos, de acordo com o balanço do Ministério da Saúde desta segunda-feria. O Sudeste tem 2.507 casos, 55% do total, sendo 1.451 casos em São Paulo.

Por causa do avanço da Covid-19, o Sindicato das Escolas de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe-CE) recomentou nesta segunda-feira (30) que instituições particulares do estado antecipem as férias do calendário letivo de julho para abril.

O decreto do governo estadual que proíbe o funcionamento de diversos comércios e estabelecimentos foi prorrogado por mais uma semana, até 5 de abril, em todo o Ceará. A informação foi repassada no sábado (28) pelo governador Camilo Santana, durante uma transmissão ao vivo feitas nas redes sociais.

O informe epidemiológico da Secretaria da Saúde desta segunda-feira registrou 353 casos do total em Fortaleza. Outros 11 municípios cearenses também já contabilizam detectados com a doença. São eles: Aquiraz (14), Beberibe (1), Caucaia (1), Fortim (1), Itaitinga (1), Juazeiro do Norte (1), Maracanaú (1), Maranguape (1), Mauriti (1), Quixadá (2) e Sobral (5).

Do 382 casos confirmados até o momento, 33 estão internados em hospitais, sendo 32 em Fortaleza e um em Juazeiro do Norte. Este último e outros 13 da capital estão em enfermarias. Os outros 19 encontram-se em unidades de terapia intensiva (UTIs). Além disso, outras 13 pessoas já receberam alta hospitalar.

O maior número de contaminados com o novo coronavírus está na faixa etária entre 20 e 49 anos de idade, um total de 231 pessoas, o que corresponde a 60,5% do total. Além disso, os homens são os mais infectados, com 206 do total de confirmados.

Até esta segunda-feira o Ceará conseguiu realizar 4.996 exames para a detecção da enfermidade. Destes, 2.698 não testaram positivo para o novo coronavírus. Outros 1.903 ainda aguardam o resultado, somando-se os testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN) e por laboratórios particulares.

O governador disse que tomou a decisão após várias reuniões com áreas técnicas do governo e setor produtivo. “Eu, após todas essas reuniões, ouvindo, sei que é importante a preocupação do setor produtivo com a economia, negócios, essa preocupação é nossa também mas nesse momento o que deve prevalecer, e não tenho dúvida que estou tomando a decisão que considero mais correta nesse momento, é proteger o cearense”, disse Camilo.

O governador renovou a orientação de isolamento social. “Continuamos orientando para evitar aglomerações; só saiam de casa naquelas necessidades básicas, para ir ao supermercado, para ir à farmácia; os idosos precisam ser protegidos, portanto, continuamos com todas as recomendações que fizemos ao longo da última semana no estado do Ceará”, ressaltou.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*