Carteira do Idoso tem diversos benefícios e gratuidades; como solicitar?

 

Se você já completou 60 anos e mora no Brasil, saiba que pode estar perdendo a oportunidade de garantir uma série de benefícios e gratuidades garantidos por lei. A Carteira da Pessoa Idosa, também conhecida como Carteira do Idoso, é um documento que facilita o acesso a essas vantagens.

 

A carteirinha é um importante meio de comprovação para os cidadãos da terceira idade que desejam usufruir de descontos em passagens, atendimento prioritário, acesso a programas sociais e muito mais. E o melhor: não é preciso ser segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para solicitar a sua.

 

Benefícios da Carteira da Pessoa Idosa

 

Emitido pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o documento libera benefícios como meia-entrada em eventos, vagas preferenciais de estacionamento, atendimento prioritário em qualquer estabelecimento e passagens de ônibus gratuitas ou com descontos.

 

O artigo 40 do Estatuto do Idoso prevê a reserva de duas vagas gratuitas para idosos em ônibus interestaduais, além de desconto de 50% do valor das passagens quando as vagas gratuitas já estiverem ocupadas. O benefício também vale para outros tipos de transporte, como trem e barco.

 

Como solicitar a carteirinha

 

Pode solicitar o documento o cidadão com idade a partir de 60 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Para realizar o cadastro, o interessado deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

 

Após a inscrição no CadÚnico, é só acessar o site carteiraidoso.cidadania.gov.br, clicar em “Emitir Carteira” e seguir as instituições para fazer a emissão. O documento tem validade de dois anos e pode ser renovado quantas vezes o cidadão precisar.

 

A pessoa idosa que tem meios de comprovar renda não precisa apresentar obrigatoriamente a Carteira do Idoso para ter acesso aos benefícios. Porém, ter a carteirinha em mãos facilita a garantia do direito.

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*