Campanha de vacinação contra sarampo segue até 31 de agosto

Começou, nesta segunda-feira (3), a campanha de vacinação contra o sarampo no Rio Grande do Norte. O objetivo é  imunizar as pessoas de 20 a 49 anos contra a doença que voltou a circular no Brasil. A campanha segue até o dia 31 de agosto e a vacina pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios potiguares.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), cerca de um milhão e meio de pessoas se encontram nessa faixa etária no estado potiguar. A meta é vacinar 95% desse público. “A vacinação é a principal forma de proteger a população contra o sarampo, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus, reduzindo a incidência e gravidade da doença nesse público-alvo”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Katiucia Roseli,

Natal

No município de Natal, capital do Rio Grande do Norte, a campanha foi iniciada. “Essa campanha acontece desde 2019 na tentativa de imunizar o máximo possível o grupo mais suscetível à doença que são indivíduos de 20 a 49 anos, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde. Temos em média 300 mil pessoas nessa faixa etária em Natal, mas a vacina é aplicada naqueles que ainda não têm a comprovação vacinal ou quem está com doses incompletas”, indica Vaneska Gadelha, chefe de Agravos Imunopreveníveis da SMS de Natal.

A capital disponibiliza essa vacina no calendário de rotina durante todo o ano nas unidades básicas (UBS) para o público de 12 meses a 59 anos. Para vacinar, basta comparecer à sala de vacinação com documentação pessoal e cartão vacinal. É necessário tomar duas doses ao longo da vida.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o infectado fala, tosse, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar é pela vacina.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*