Biógrafo do papa Francisco, Austen Ivereigh, é confirmado como um dos palestrantes do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação

 

Austen Ivereigh, o biógrafo do Papa Francisco, confirmou sua participação no 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece de 13 a 16 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. Ele será o responsável pela palestra magna online, que ocorre na abertura do evento. O título da palestra é “Comunicar para a Cultura do Encontro”.

 

Ivereigh é escritor e jornalista britânico, conhecido por suas duas biografias: “The Great Reformer. Francis and the making of a radical pope (2014)”, com tradução do título em português para “Papa Francisco: o grande reformador. Francisco o retrato de um papa radical”, e “Wounded Shepherd: Pope Francis and His Struggle to Convert the Catholic Church (2019)”, com tradução para o português “O Papa Francisco e sua luta para converter a Igreja Católica”. Em 2020, ele publicou um livro best-seller do New York Times com o Papa Francisco, sobre sua visão para o mundo pós-Covid: “Vamos sonhar juntos: O caminho para um futuro melhor. Em conversa com Austen Ivereigh (Simon & Schuster)”. Todos foram traduzidos para vários idiomas.

 

Austen está envolvido nos trabalhos do sínodo sobre a sinodalidade. Ele faz parte da equipe de síntese nacional para o sínodo da Inglaterra e do País de Gales e da equipe de síntese continental em Roma. Também assessora o secretariado do sínodo em comunicações. O escritor vive em uma pequena fazenda regenerativa no oeste da Inglaterra, perto da fronteira com o País de Gales, inspirado pela Laudato Sí. Seu site é austeni.org e está no Twitter como @austeni.

 

13º Mutirão Brasileiro de Comunicação

 

Organizado pela arquidiocese da Paraíba, o evento é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal para a Comunicação Social, juntamente com a Pascom Brasil e Signis Brasil – Associação Católica de Comunicação. O Mutirão é voltado aos comunicadores católicos das mais diversas áreas – jornalistas, publicitários, assessores de comunicação e imprensa, agentes da Pastoral da Comunicação –, pesquisadores, professores e estudantes, além de outras lideranças e interessados pela temática.

 

Para o coordenador da Comissão Organizadora do Mutirão, padre Moisés Coelho, é uma grande alegria para a arquidiocese da Paraíba em sediar este grande evento da comunicação da Igreja do Brasil.

 

“Estamos esperando com entusiasmo um grande público, que sem dúvidas, será muito importante para todos os comunicadores”, afirmou.

 

Ele ainda destaca que o tema proposto é uma grande motivação para os tempos em que estamos vivendo. “Neste tempo onde ainda falta muito interesse de uma comunicação que gere encontro com o que é diferente muitas vezes de nós mesmos. Neste evento, vamos trazer para nossa reflexão essa realidade.”

 

Comunicar para a Cultura do Encontro

 

O Mutirão 2023 vai abordar a cultura do encontro, tão falada e propagada pelo Papa Francisco e que precisa ser assimilada, vivenciada e explorada na Igreja e, com atenção especial, na comunicação eclesial. A proposta de tema foi definida pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom), que destacou a pertinência do assunto, principalmente, pela celebração dos 10 anos de pontificado do Papa Francisco. É uma data relevante não só do ponto de vista eclesial, mas também social, pela liderança global que o papa exerce.

 

Considerando o objetivo do Mutirão que é refletir as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social, a cultura do encontro é um assunto que dialoga bem com a sociedade em geral, além de ser uma necessidade dos nossos tempos no país.

 

Programação

 

A abertura do Mutirão acontece na tarde de 13 de julho, com momento de espiritualidade e a palestra magna com o tema central. Haverá momentos para partilha e convivência entre os participantes, além de atividades culturais locais oferecidas no próprio Centro de Convenções.

 

Para desdobramento do tema central, serão oferecidas, na parte da manhã, conferências com grandes especialistas na área. As conferências acontecerão no auditório principal e serão transmitidas simultaneamente para os participantes que optarem pela modalidade on-line. No período da tarde, serão oferecidos seis seminários temáticos, com possibilidade apenas para participação presencial, e devem escolhidos pelo participante no ato da inscrição.

 

A programação contempla, ainda, momentos de espiritualidade, celebração eucarística e a divulgação de uma carta compromisso, no dia 15 de julho, a partir das reflexões colhidas durante o evento. O detalhamento da programação pode ser conferido abaixo e os conferencistas e assessores dos seminários serão divulgados em breve pela Comissão Organizadora.

 

CNBB

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*