Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atinge maior volume desde 2012

 

O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado divulgado nesta terça-feira (18) informou que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atingiu 66,66% da sua capacidade, acumulando 1,581 bilhão de metros cúbicos, o maior volume desde 2012. Já as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2,676 bilhões de metros cúbicos, correspondentes a 62,25% da capacidade total. Em abril de 2022, as reservas hídricas do RN acumulavam 1,877 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 43,86% da capacidade total.

 

A Barragem Santa Cruz do Apodi, o segundo maior manancial do RN, alcançou 374,81 milhões de metros cúbicos, correspondentes a 62,50% da sua capacidade total. Este também é o maior volume acumulado da barragem desde 2012. Em abril de 2022, o reservatório estava com 36,30% da sua capacidade.

 

De acordo com o Igarn, 14 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos já sangraram, incluindo o açude público de Encanto, o açude público de Riacho da Cruz, o açude público de Pilões, Mendubim em Assu, Rodeador em Umarizal, Pataxó em Ipanguaçu, Flechas em José da Penha, Santo Antônio de Caraúbas em Caraúbas, Passagem em Rodolfo Fernandes, Beldroega em Paraú, Malhada Vermelha em Severiano Melo, Morcego em Campo Grande, Santa Cruz do Trairi em Santa Cruz, e a barragem Umari em Upanema.

 

O açude Dourado em Currais Novos, que chegou a estar seco no início de março, acumula atualmente 14,92% da sua capacidade total, enquanto no mesmo período do ano passado estava com 7,36% do seu volume máximo. Já a barragem Boqueirão em Parelhas acumula 10,18% da sua capacidade total, e a barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, em Acari, acumula 5,13% da sua capacidade total, uma queda em relação aos 9,43% da capacidade total registrados em abril do ano passado.

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*