Autor lançará livro relacionando misticismo judaico com devoção a Sant’Ana

Em 2018, o professor Dr. Marcos Silva, do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, desenvolveu pesquisa sobre criptocabalismo, a prática subterrânea escondida da cabala no sertão potiguar, em especial em Caicó-RN. Desta pesquisa resultou o livro “Religião Católica-sertanejo, reminiscência do Criptocabalismo no Seridó Judaico”.

 

“A partir desta pesquisa de campo com entrevista percebi a força que tem a mística do feminino no sertão. A cidade de Caicó tem como padroeira Sant’Ana e descobri que pelo Nordeste as cidades que tem Sant’Ana como padroeira são cidades com concentração de cristãos novos muito forte. Decidi pesquisar a influência do misticismo judaico sobre os que cultivam a mística do feminino em torno de Sant’Ana e surgiu uma nova pesquisa derivada da primeira”, explica Marcos Silva.

 

Segundo ele, depois de dois anos de pesquisa e análise de literatura regional, conseguiu identificar quatro grandes arquétipos do feminino que existe no sertão: “a rainha do meio dia, o feminino como mãe, rainha”, “a musa incandescente do sertão, o feminino como mulher sábia”, “A anja abrasadora, o feminino como mulher feiticeira” e “A moça caetana, o feminino como mulher fatal”.

 

A partir disso, um novo livro será lançado: “A Deusa Judia que se Exilou no Sertão”. Estes quatro arquétipos da mística feminina no sertão, tem influência cabalística muito forte. “A Deusa Judia que se Exilou no Sertão trata de demonstrar que na mística do feminino sertanejo existe uma forte influência da cabala”, explica o professor.

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*