Aftosa: Renato Dias Maia, Diretor do IDIARN, fala sobre 2ª etapa da Campanha

10351249_860827137282153_5484598097592476301_n

O município de Jucurutu/RN recebeu na manhã desta terça – feira, 04 de Novembro/2014 a visita de Renato Dias Maia, Chefe da ULSAV (Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal) e diretor do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN).

Na ocasião ele esteve na sede da Secretaria de Agricultura onde acompanhado do Secretário, Vital Júnior e de Ruy Lopes prestaram alguns esclarecimentos aos criadores.

De acordo com ele teve início no último sábado, 01/11 em todo o Estado do Rio Grande do Norte a 2ª etapa da Campanha de Combate a Febre Aftosa.

É uma satisfação imensa estar aqui em Jucurutu e prestar alguns esclarecimentos para o produtor rural. Começamos agora no dia 01 de Novembro a segunda etapa da campanha onde o produtor terá total direito de vir até qualquer revenda cadastrada no estado do Rio Grande do Norte efetuar sua compra de vacina e vacinar seus animais. Aqui no município de Jucurutu/RN o produtor deve procurar a Secretaria de Agricultura e efetuar sua declaração legalizando assim sua situação junto ao IDIARN”, destacou.

Renato Dias ainda falou da importância do estado do Rio Grande do Norte ter mudado o cenário neste sentido e dos benefícios para o produtor rural. Ele enfatiza que o RN foi declarado livre da aftosa com vacinação, mas o próximo desafio é vir a ser um estado livre da doença sem vacinação.

Tivemos uma grande batalha para mudarmos o cenário do nosso estado de risco eminente ou desconhecido para uma área livre da febre. Nós estivemos aqui a cerca de 20 dias com um trabalho de educação sanitária onde proferimos uma palestra a respeito da febre aftosa destacando a real importância da vacinação dos rebanhos imunizados frisando alguns benefícios que o produtor estando em dia com essa vacina terá direito”, enfatizou.

Por Edilson Silva – Contatos (84) 9629 7591 – e – mail – edilson104@hotmail.com

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*