16 de agosto de 1862 – 16 de agosto de 2022, 160 anos da fundação de Jucurutu

 

16 de agosto de 1862 – 16 de agosto de 2022, 160 anos da fundação de Jucurutu. Nessa data, Antônio Batista dos Santos e sua esposa Anna Francelina de Souza compareceram ao cartório da Vila do Príncipe (hoje Caicó/RN) e legalizaram a doação do terreno para a construção da capela (hoje igreja matriz) de São Sebastião de Jucurutu/RN.

 

Gradativamente as primeiras residências foram construídas em torno desse templo e a povoação foi se constituindo no local. No ano de 1935, ou seja, 73 anos depois, Jucurutu alcançou a sua emancipação política.

 

 

Registro fotográfico da primitiva capela de São Sebastião (hoje igreja matriz) de Jucurutu/RN. Ao seu redor teve início a nossa cidade. Na data de hoje completa 160 anos de fundação.

 

OBSERVAÇÃO: essa fotografia é datada de 1920, período no qual a fotografia foi amplamente difundida no Seridó pelas lentes do fotógrafo José Ezelino. A torre da matriz só foi construída em 1935, ano da emancipação política do município.

 

Dia 16 de agosto, data da fundação de Jucurutu. Data em que o patriarca Antônio Batista dos Santos legalizou a doação das terras de São Sebastião para a construção da sua capela (hoje igreja matriz) em torno da qual se estabeleceu a freguesia do referido santo, ou seja, os primeiros povoadores da nossa cidade. Anos mais tarde, (11 de outubro de 1935) Jucurutu conquistou a sua emancipação política, assumindo a sua atual delimitação geográfica.

 

Nanael Simão – Historiador

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*