Copa 2014: Imprensa estrangeira repercute problemas em Natal
A chuva que afeta Natal desde sexta-feira virou notícia em sites estrangeiros e pode atrapalhar o desempenho dos Estados Unidos contra Gana, analisou a foxsports.com, em texto publicado ontem. As seleções dos dois países se enfrentam na Arena das Dunas amanhã (16), pela Copa do Mundo.
“Isso não pode deixar de ser um fator importante neste jogo crucial. O campo na Arena das Dunas lidou com a chuva bem o bastante para o jogo no México. Mas naquele momento havia chovido durante horas, não por três dias consecutivos”, diz texto publicado em versão internacional do site. “A questão é o quanto de impacto toda essa água vai ter”.
A seleção americana divide o Grupo G do mundial com Gana, Portugal e Alemanha, que serão, nesta ordem, seus próximos adversários. “Vamos reiterar porque esse jogo (contra Gana, em Natal) importa: O primeiro (Gana), tirou os americanos das duas últimas Copas do Mundo; o segundo tem indiscutivelmente o melhor jogador do mundo (Cristiano Ronaldo), mesmo que ele esteja prejudicado por lesões; o terceiro (Alemanha) fez mais semifinais da Copa do Mundo do que qualquer outro país – uma dúzia em 17 aparições”, acrescentou o texto.
Transtornos
Os americanos chegaram em Natal na última sexta-feira e os jornalistas do país desembarcaram na manhã seguinte. “Ninguém viu nada além de água”, diz a Fox. A situação, acrescenta, é visível assim que se sai do terminal do aeroporto. “A chuva provoca poças sempre crescentes ao longo dos novos trechos de estrada; pingando do teto em restaurantes apressadamente remodelados”, descreve o site.
O texto observa, com base em análises de meteorologistas, que não vai parar de chover até o jogo. E que a chuva provocou desde deslizamento de terra até a evacuação de casas e prédio na noite de ontem.
O USA Today também noticiou que “a chuva pesada forçou evacuações em Natal, onde os Estados Unidos jogam com Gana”. “O hotel em que o time está hospedado fIca a 10 minutos da área afetada”, diz, se referindo aos transtornos registrados na região de Mãe Luiza e Areia Preta. “A área está a cerca de 15 minutos de carro da Arena das Dunas, onde os times vão jogar”, observa o jornal, acrescentando que o vice presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve chegar a Natal na segunda-feira para ver a estreia dos Estados Unidos na Copa.