Dia da árvore: agentes mirins ambientais participam de plantio no Parque da Cidade

 

Um grupo de 40 crianças do Projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) participou de um plantio de mudas de árvores no Ponto E, do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, na manhã desta quinta-feira 21. A ação alusiva ao Dia da Árvore, comemorado hoje, tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre o público-alvo.

 

A data tem como propósito destacar a importância das árvores na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Elas desempenham um um papel crucial na manutenção do equilíbrio ecológico do planeta e oferecem uma gama de benefícios, incluindo produção de oxigênio, fornecimento de habitat, redução de erosão do solo e etc.

 

Pela manhã foram mais de 40 mudas plantadas de espécies variadas e nativas desenvolvidas pela equipe do Parque. Entre elas estão Mororó, Pau-Brasil, Craibeira, Cimicá e Cajueiro.

 

Uma parceria do Setor de Manejo Ambiental do Parque e Guarda Municipal, outra ação está prevista com mais um grupo de mais 40 crianças também no período da tarde desta quinta 21.

 

O coordenador geral do projeto Amana, Marconi Lucas, explica que a ação coordenada visa proporcionar uma experiência educativa e impactante para as crianças participantes.

 

“O foco não é apenas ensinar princípios de preservação ambiental, mas também promover um senso de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente desde a infância. Essas ações não só contribuem para a melhoria do ambiente local, mas também cultivam valores de respeito e apreço pela natureza entre as futuras gerações”, explica.

 

Projeto Amana

 

Criado em 04 de novembro de 2013, oficializado como programa pela Lei 7.268, o AMANA é uma proposta da Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa social, operacionalizado por guardas municipais de pretensões socioambientais, que tem como objetivo formar Agentes Mirins Ambientais multiplicadores como uma saída para a preservação e conservação do meio ambiente.

 

As atividades são desenvolvidas no Parque da Cidade numa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) , às terças e quintas-feiras. O público-alvo beneficiado são crianças na faixa etária de 7 a 14 anos e suas famílias, que residem nas comunidades, situadas no entorno do Parque.

 

Oficinas de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer são instrumentos de integração. Atualmente o programa conta com 80 crianças inscritas, sendo feito acompanhamento pedagógico e social por seus coordenadores.

 

AgoraRN

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*