Capital do Rio Grande do Norte, Natal celebra 423 anos de história

 

No dia 25 de dezembro, quando o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, a capital potiguar comemora  423 anos.

 

Por ter sido fundada no mesmo dia em que se comemora o nascimento de Cristo, o novo município foi batizado com o nome de Natal.

 

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NATAL

 

Historicamente, a região onde hoje é a cidade de Natal era habitada pelo povo indígena da etnia Tapuia. Mais tarde, os índios tupis passaram a habitar o território e, posteriormente, no século XVI, quem dominava o lugar era um desses povos tupis, chamados de potiguaras.

 

A origem da colonização do estado data de 1535, quando portugueses chegam à região com o intuito de marcar presença e intimidar os indígenas potiguaras e os piratas franceses, que também estavam naquelas terras a fim de explorar o pau-brasil.

 

A Fortaleza dos Santos Reis, também chamada de Fortaleza dos Reis Magos, foi inaugurada em janeiro de 1598, e seu nome faz referência ao Dia de Reis, quando se encerra o ciclo natalino. Quase dois anos depois, a uma légua da edificação, nasceu a cidade, que teve os limites demarcados em 25 de dezembro de 1599.

 

Natal era uma cidade pequena, com poucos quilômetros de extensão. Começava nos arredores da atual Praça das Mães e terminava na Praça da Santa Cruz da Bica, ambas localizadas na Cidade Alta. O início e o fim da cidade eram marcados por duas cruzes – até hoje ainda se conserva uma cruz simbólica na Praça da Santa Cruz da Bica.

 

NATAL OU NOVA AMSTERDÃ?

 

Em 1633, Natal foi alvo da invasão Holandesa ao Brasil e recebe provisoriamente o nome de Nova Amsterdã, em alusão à capital holandesa. A partir de 1922, o desenvolvimento de Natal ganhou ritmo acelerado com o aparecimento das primeiras atividades urbanas. Outro acontecimento que inaugura uma nova fase na capital é a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, ao lado dos Estados Unidos. Natal passa a ter uma base americana que atrai investimentos e um povoamento de 10 mil soldados americanos – aumentando em 20% a população local, mas foi no início da década dos anos 80, com a construção da Via Costeira, que Natal mudou completamente, e isso foi um marco importante para a história da cidade.

 

COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE NATAL

 

Para comemorar a data, se apresentam neste domingo (25), no palco Mirassol, na Árvore de Mirassol, o Coral da UFRN (18h30), Padre Caio Sanfoneiro (19h) e Juliana Linhares e Khrystal (21h).

 

A estrutura ainda conta com praça de alimentação, artesanato e brinquedos para as crianças.

 

Foto: Ney Douglas / Portal da Tropical 

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*