Prefeitura de Natal anuncia cancelamento do Carnaval 2022
A Prefeitura Municipal de Natal decidiu cancelar a programação oficial do Carnaval 2022 em virtude dos índices crescentes dos atuais quadros virais relacionados à covid-19 e à gripe Influeza. De acordo com o Município, a decisão atende a recomendações do Comitê Científico do Município e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, com base nos índices de 600 atendimentos por dia nos dois Centros de Enfrentamento criados pela gestão para conter casos da Síndrome Viral e do coronavírus com a variante Ômicron.
A prefeitura ainda ressaltou que o cancelamento foi decidido após ampla discussão interna sobre o tema, com participação dos membros do Comitê Científico do Município e da equipe da própria Prefeitura. A conclusão, de acordo com o Município, é de que o cancelamento da programação carnavalesca não é apenas necessário, mas inevitável. “A medida, portanto, está sendo adotada com serenidade e, sobretudo, em consonância com o que o atual quadro sanitário exige”, disse disse o Executivo Municipal, em nota.
“A Prefeitura mantém, com essa medida preventiva, o propósito que guia suas ações desde o início da pandemia do coronavírus, no sentido de preservar vidas e prestar a melhor assistência em saúde à população da cidade. Realizar o Carnaval iria de encontro a esse princípio. Primeiro, pelo alto potencial do evento de mobilizar grandes públicos e, consequentemente, por ampliar os riscos de uma maior propagação das doenças que hoje afetam a cidade ao mesmo tempo”, acrescentou.
Outras 16 capitais brasileiras também já cancelaram os festejos. No Rio Grande do Norte, cidades como Areia Branca, Apodi, Tibau e Tibau do Sul – onde fica localizada a praia de Pipa, já anunciaram o cancelamento das festas de carnaval de 2022. Além do aumento de casos de covid-19 e da recente chegada da variante Ômicron, as prefeituras também justificaram a decisão diante do surto de gripe que assola o Brasil.
Veja o vídeo do prefeito Álvaro Dias: