Jucurutu: Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro da cidade, está recebendo uma nova pintura
A Igreja Matriz de São Sebastião de Jucurutu que fica no Centro da cidade esta recebendo nova pintura em razão das festividades de fim de ano. O Blog do Edilson Silva fez alguns registros fotográficos.
História
Exite uma tese que defende que a construção da Capela de São Sebastião ocorreu no ano de 1862 e foi construída pelo fundador daquela cidade, Antônio Batista dos Santos, em cumprimento de uma promessa a São Sebastião, se voltasse vivo da revolução de Pinto Madeira.
Hoje a atual Igreja Matriz de São Sebastião foi construída no local da antiga capela. De acordo com o historiador Nanael Simão a capela da fazenda Jucurutu era um pequeno templo construído a partir de elementos extraídos da natureza local: os tijolos que compunham as espessas paredes e colunas eram produzidos e unificados com o barro extraído no Riacho Saquinho, assim como as telhas que cobriam a construção, que eram modeladas e queimadas rusticamente. A capela de São Sebastião possibilitou que a crescente população local desfrutasse de assistência religiosa, uma vez que a religião católica predominante nos sertões do Seridó não dispensava aos seus adeptos a adesão aos sacramentos como: Batismo, Comunhão, Matrimônio, Confissão e Extrema Unção.