Pró-Reitoria da UFRN debate sobre vírus Zika e casos de microcefalia nesta terça-feira
A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza reunião para debater sobre a transmissão do vírus Zika e casos de microcefalia no Rio Grande do Norte. O evento ocorre no anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), nesta terça-feira, 8, às 14h.
O encontro, coordenado pela pró-reitora de Extensão Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes será aberto à comunidade e terá como objetivo o esclarecimento sobre o vírus Zika e os casos de microcefalia no Estado, enfatizando a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor do vírus.
Em boletim emitido pelo Ministério da Saúde do dia 28 de novembro, foi confirmada a relação entre o vírus Zika e o surto atual de bebês nascidos com microcefalia. A transmissão do vírus pode ocorrer pelo mosquito Aedes aegypti, por relações sexuais, por transfusão de sangue e por transplante de órgãos.
O Ministério da Saúde reforça a mobilização para conter o mosquito transmissor por meio da limpeza e verificação de focos que possam servir como criadouros do mosquito. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias estaduais e municipais, indicou 199 municípios brasileiros em situação de risco de surtos de dengue, Chikungunya e Zika.