Confecção do tradicional tapete de Corpus Christi mobiliza jovens católicos em Jucurutu; veja nas imagens
No dia 30 deste mês, a comunidade católica comemora a solenidade de Corpus Christi, uma festa que acontece 60 dias após a Páscoa e celebra o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Em Jucurutu/RN, além da procissão e missa, os jovens católicos estão colaborando com a equipe organizadora do evento, a igreja e os voluntários para preservar a tradição centenária da criação dos tapetes que cobrem uma determinada área para a passagem da imagem do Santíssimo, que é adorado pelos fiéis durante a procissão.
Os tapetes, que juntos formam o trajeto são confeccionados usando materiais como maravalha, pó de serra, sal grosso, pó de café, cascos de sururu e massunim, anilinas e pó xadrez. Os desenhos dos tapetes incluirão símbolos das pastorais e outras ilustrações criativas dos colaboradores, além de elementos que retratam a fé.
A confecção dos tapetes começa às 4h da manhã e deve ser concluída até às 08h.
A tradição dos tapetes de Corpus Christi tem raízes europeias e foi trazida ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, essa prática remete à recepção de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias.