Vídeo: Maior avião do mundo chega ao Brasil e atrai curiosos

O maior avião do mundo, o cargueiro Antonov An-225 Mriya, aterrissou no aeroporto de Viracopos, Campinas-SP, nesta segunda-feira às 11h02. O gigante dos ares está no Brasil para transportar um gerador de 150 toneladas de uma empresa de automação empresarial até Santiago do Chile – é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação.

Centenas de pessoas estiveram no aeroporto logo cedo para ver de perto a aeronave. A comerciante Alessandra Perez, de 45 anos, foi uma delas. “Matei o dia. Meu marido ficou nas vendas. Eu não entendo nada de avião, mas acho muito legal. Como uma coisa daquele tamanho consegue descer?”, perguntou. O casal Carlos Sampaio e Débora Galã, de Indaiatuba, também estava a postos para ver  de perto o An-225. No trabalho, Débora disse que precisaria “resolver uns probleminhas”.

À espera do gigante, alguns futuros pilotos.  O pequeno Lucas Varanda, de 9 anos, estava ansioso. Apaixonado por aviões, já está decidido a ser piloto quando for adulto. “Ontem ele desenhou mais de 20 aviões de diferentes modelos. Eu falava um avião e ele desenhava”, conta o pai, Fábio Varanda.

“Eu pensava que ele ia pegar equipamentos da Fórmula 1, mas parece que  está trazendo um equipamento do Chile”, conta Eduardo Biazi, de 67 anos, que acompanhava o trajeto de voo por um aplicativo no celular. Também por um aplicativo, Matheus Morgante, estagiário de planejamento de malha da Gol, acompanhou a chegada do avião. “Não é todo dia que pousa o maior avião do mundo aqui. Parece clichê, mas é verdade”, disse.

O maior de todos

O Antonov 225, maior aeronave do mundo, com capacidade para transportar 250 toneladas em longas distâncias – tem 88,4 metros de largura, 84 metros de comprimento e 18,1 metros de altura, equivalente a um edifício de seis andares. Construído entre 1984 e 1988, o avião foi inspirado em um modelo projetado para transportar o ônibus espacial soviético Buran. Com o fim da URSS, o projeto foi descontinuado.

A razão pela passagem é o transporte de um gerador de 150 toneladas de uma empresa de automação empresarial até Santiago do Chile – é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação. Uma operação especial foi planejada em Guarulhos para receber o Antonov à noite e para carregar o gerador até o porão da aeronave. Ela ficará estacionada no pátio do Terminal 2, mas a operação chegará a ocupar sete posições de estacionamento.

A voo de volta para Santiago está programado para terça-feira, dia 15 de novembro, às 8h. Esse é o único Antonov 225 em operação no mundo. É a segunda vez que o avião vem ao Brasil. A primeira vez aconteceu em fevereiro de 2010.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*