Vacinação contra poliomielite e campanha multivacinação começa em todo país

A Campanha Nacional de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira (5) e segue até o dia 30 deste mês. Os pais ou responsáveis devem levar os filhos crianças ou adolescentes também para atualização da caderneta de vacinas no mesmo período.

No Rio Grande do Norte, nenhum município atingiu a proporção ideal de vacinas para nenhuma das 14 que compõem o calendário obrigatório de vacinação pública no país. A informação foi repassada pela Subcoordenadora em vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), nesta segunda-feira (5), durante coletiva do governo.

“Neste aspecto de combate, nós não temos só a covid, mas várias outras doenças que são de importância para a saúde pública e nós contamos com toda a população, assim como com os municípios do Rio Grande do Norte para continuar de forma qualificada vencendo esses agravos da saúde Pública”. Disse Alessandra ao lembrar que as vacinas protegem contra doenças graves que já estiveram no cenário brasileiro e que algumas delas estão voltando, por exemplo, o sarampo.

Alessandra, lembrou que algumas dessas doenças são até mais graves do que a covid-19 e fez o apelo para o comparecimento da população aos postos de saúde dos municípios, mas sem esquecer das medidas de proteção sanitária como o uso de máscara, distanciamento social e a lavagem das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel.

A orientação é que apenas um pai ou um responsável leve a criança ou o adolescente ao posto para evitar aglomerações.

Vacinas

O governo federal por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), criado em 1973, disponibiliza 14 vacinas. De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas, fatos que contribuíram, por exemplo, com a erradicação da varíola e da poliomielite, além da redução dos casos e mortes derivadas do sarampo, da rubéola, do tétano, da difteria e da coqueluche ao longo da existência do programa.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*