Saiba como o 5G vai interferir nas antenas parabólicas e como trocar a sua gratuitamente

 

A partir desta quarta-feira (6), estreia o sinal 5G puro (sem interferência de outras frequências). A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, mas João Pessoa está entre as pioneiras a ativar a frequência logo após Brasília, juntamente com São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. A tecnologia ocupará a faixa 3.5GHz, que é parcialmente ocupada por antenas parabólicas antigas que operam com sinal analógico na Banda C.

 

As pessoas com esse sinal precisarão comprar uma antena nova e um receptor compatível com a Banda Ku, para onde está sendo transferido o sinal das antenas parabólicas. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com parabólicas antigas receberão conversores novos, que dispensarão a necessidade de comprar outras antenas.

 

Segundo a Anatel, Brasília foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal.

 

Para assegurar que as duas tecnologias (parabólicas da Banda C e 5G) convivam sem interferências, a Siga Antenado vai apoiar a população na migração da atual tecnologia de recepção para uma mais moderna, digital e que vai garantir muito mais qualidade de imagem e som.

 

A chegada do 5G no Brasil vai trazer inúmeras possibilidades para o país. E, como todo processo de implantação de novas tecnologias gera transformações, a nova frequência do celular poderá gerar interferências na recepção dos sinais de TV pelas antenas parabólicas da Banda C.

 

A transmissão dos canais abertos de TV via satélite vai migrar da Banda C para a Banda Ku, por isso os aparelhos atuais deverão ser substituídos por outros mais modernos que vão continuar garantindo o acesso à sua programação gratuita preferida. Ao trocar a sua antena parabólica e o seu conversor você contará com uma transmissão de TV digital com mais qualidade de imagem, de som, equipamentos mais modernos e com mais tecnologia. É um novo jeito de ver TV!

 

  • Se você utiliza esta antena para receber sinal de TV aberta, você deverá trocar seu equipamento para a nova parabólica digital.
  • Se você utiliza uma antena interna (instalada ao lado da TV) ou uma antena externa (instalada no telhado), já tem acesso à TV Digital e não precisará fazer nada.
  • Se você possui TV por assinatura, não precisará fazer nada.

 

Já existem kits com a nova parabólica digital, conversor e cabos disponíveis no mercado e podem ser comprados em lojas de varejo na sua cidade ou através das lojas on-line dos fabricantes.

 

Kits Gratuitos para beneficiários de programas sociais

 

Famílias que fazem parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e assistem TV usando parabólica poderão receber gratuitamente o kit com a nova parabólica digital, conversor e cabos.

 

Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou nesta segunda-feira (4/7) a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz no Distrito Federal para a próxima quarta-feira, 6/7. Brasília será a primeira capital do País a disponibilizar o 5G standalone, servindo de piloto para as demais capitais.

 

O Grupo também aprovou a criação de uma “Sala de Guerra” visando dar mais celeridade e dinamicidade aos procedimentos, para imediatas soluções cautelares em caso de interferências prejudiciais.

 

Na reunião realizada hoje, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) informou que no Distrito Federal há uma demanda estimada de 3.341 TVROs (antenas parabólicas). A troca de antenas é necessária para que moradores que possuem parabólicas não percam o sinal da TV aberta com a chegada do 5G.

 

Inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) receberão a antena sem custo. A capacidade de instalação da Siga Antenado – nome fantasia da EAF – é de 220 equipamentos por dia, sendo necessário realizar o agendamento pelo site da Entidade.

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*