Projeto desenvolvido por igreja preserva e recupera nascentes no ES

Através do plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas, um projeto desenvolvido pela Cáritas Diocesana de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, tem preservado e recuperado nascentes em municípios do Espírito Santo.

No último final de semana, vários voluntários ajudaram no plantio de 300 mudas em uma propriedade rural de Jaguaré, onde a nascente secou.

“Aqui onde a gente está hoje era sempre cheio de água, a gente via peixes, vinha gente pescar aqui. Com o passar do tempo foi baixando, e a gente achava que era normal”, lembrou o produtor rural Sérgio Roberto Monteiro.

Com o plantio das mudas, é feita uma cobertura vegetal no espaço. Ela permite que a água da chuva penetre no solo, alcance os lençóis freáticos e alimente as nascentes.

O projeto “Plantando Água e Colhendo Vidas” é desenvolvido em sete municípios do Norte e Noroeste do Estado.

“A motivação é o cuidado com a causa comum. Nos sentimos responsáveis por essa preservação e também pela recuperação de áreas degradadas no sentido de trazer de volta a água. Esse projeto é um motivador, uma semente plantada para que outras parcerias surjam”, explicou a coordenadora da Cáritas Diocesana, Cristiane Bronzoni. A entidade é ligada à Igreja Católica.

A iniciativa é comemorada por quem depende das nascentes para o cultivo, por exemplo. “Tomara que Deus mande bastante chuva para a nascente voltar a ser o que era. Se todo mundo puder fazer isso, melhor seria”, disse o trabalhador rural Sérgio Ribeiro Monteiro.

G1

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*