Prefeito, vice e vereadores de Jucurutu (RN) tomam posse nesta quarta (1º)

.

Blog Edilson Silva – A cerimônia de posse do prefeito Iogo Queiroz, sua vice Paula e vereadores (as) ocorreu nesta quarta-feira, 01/01/2025 na Câmara Municipal de Jucurutu (RN), Palácio Nelson Queiroz no auditório Vereador Augusto Queiroz, no bairro Santa Izabel. Antes uma Missa em Ação de Graças foi celebrada pelo Pe. Carlos Eduardo na Matriz de São Sebastião e São Miguel.

 

Os representantes do legislativo e executivo foram eleitos no pleito do dia 06 de outubro de 2024 e diplomados pela Justiça Eleitoral para a Legislatura 2025/2028.

 

Na ocasião também foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.

 

Iogo Queiroz tem 38 anos, é casado e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem ensino superior completo, ocupação de prefeito e patrimônio de R$ 1.096.705,11.

.

A vice, Paula Torres (PP), tem 61 anos, é casada e declara ao TSE que tem ensino superior completo, ocupação de aposentada e patrimônio de R$ 367.581,23.

.

A Mesa Diretora do Legislativo Municipal para o biênio 2025/2024 ficou da seguinte forma:

.

Presidente – Vereador Alan Oliveira do Amaral

Vice-Presidente – Vereador Francinildo Aquino da Silva

1º Secretário – Vereador Edivan Fernandes da Costa

2º Secretário – Rômulo Ivo de Almeida

.

O que fazem os prefeitos

.

Cabe ao prefeito decidir em que aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal, e administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

.

O que fazem os vereadores

.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Eles podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas, têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município. Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

.

Confira alguns registros do Blog Edilson Silva:

.

.

 

 

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*