“Novamente, 2016 é um ano bastante preocupante”, diz meteorologista cearense

SEMINÁRIO-001-1024x721
“Novamente, 2016 é um ano bastante preocupante”, diz meteorologista cearense.

A afirmação é da meteorologista Meiry Sayuri Sakamoto, integrante da Fundação Cearense de Meteorologia – Funceme. Ela apresentou as previsões climáticas para 2016 durante o seminário “Água Limpa: um direito para uma vida saudável”, que aconteceu nesta quarta-feira (13/04), em Caicó. Após a apresentação, ela concedeu entrevista a imprensa e explicou quais são as expectativas para o ano em curso, porém, as previsões continuam sem animações para as chuvas.

“Nós da Funceme divulgamos as previsões no começo deste ano relativo aos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril e estamos sempre atualizando. Os sinais que tínhamos naquele momento eram de um El Nino muito forte no Oceano Pacífico e ainda se mantinha muito intenso. Uma condição de El Nino é um sinal negativo para chuvas no Nordeste inteiro. Dessa forma, o prognóstico apontava para chuvas abaixo da média”, disse a meteorologista.

De acordo com ela, “janeiro foi um mês de pré-estação chuvosa, fevereiro e março foram dois meses que ficaram abaixo da média e abril estamos tendo boas chuvas, mas ainda muito localizadas. Então, novamente 2016 é um ano bastante preocupante. As expectativas não são boas e eu ainda reforço que os nossos reservatórios dependem das chuvas que caem e estamos a mais de quatro anos sem chuvas que supram a necessidade dos nossos açudes e da nossa população como um todo”, explicou Sakamoto.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*