Medidas são praticadas para evitar o desabastecimento e promover economia de água em Jucurutu

escolas
Com informações da ASSECOM – Assessoria de Comunicação da PMJ/Prefeitura Municipal de Jucurutu/RN

Mediante a baixa vazão do Rio Piranhas, no trecho que abastece Jucurutu, providências para evitar o desabastecimento da população da cidade, foram planejadas e seguem sendo praticadas pela CAERN em parceria com a Prefeitura Municipal, com o apoio do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB). Após o serviço de ampliação no poço de captação, realizada para aumentar a capacidade de armazenamento de água, outras ações passam a ser efetuadas pelos dois órgãos. Nesta terça-feira (02) foi iniciado o método de rodízio no abastecimento em toda área urbana do município, visando, não deixar a cidade sem água, ao mesmo tempo, destacando a importância do consumo da água que ainda resta, com economia.

José Eudes Medeiros, engenheiro da CAERN, informou que serão 72 horas em abastecimento, e na sequência, 72 horas sem abastecimento. “A partir de hoje começou a fase de rodízio, que foi determinada, através do Carlos Magno (chefe do escritório da CAERN em Jucurutu), juntamente com a nossa auditoria técnica e ficou determinado, de acordo com os levantados que a gente executou, vai ser ofertada água para população durante 72 horas, e 72 duas horas paradas para que o nosso poço se reabasteça e tenhamos condição de novamente alcançar outro período. É bom a população entender que ela precisa se reservar para as próximas 72 horas”, disse o engenheiro. Outra medida que passará a ser efetuada em Jucurutu para promover economia da água tratada é a utilização do líquido bruto desinfetado na realização de algumas atividades em prédios públicos.

“Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Jucurutu, juntamente com seu prefeito George Queiroz, através também de Faguin, o secretário de Obras, foi conseguido junto a CAERN, 20 tanques-reservatórios de 5 mil litros cada, que vão ser colocados em escolas, postos de saúde e em locais onde tem povoamento diário. Esses reservatórios vão ser para que se abasteça com água de pipa, a água será captada nos poços tubulares na cidade e será desinfetada. Já a água tratada que vai ficar ligada da CAERN nessas unidades é para cozinhar, pra beber, a atividade de lavagem de roupa, louça, lavagem de prato e sanitário vai ser feita com água bruta, desinfetada. A medida resultará numa economia muito significativa, restando água tratada para a população se abastecer. Nas praças e no cemitério a água tratada também não será utilizada para não haver desperdício”, explicou José Eudes Medeiros.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*